#PSICO16 - Clínica-Escola do Ceulp é pioneira no Tocantins e um dos grandes diferenciais do curso de Psicologia no Estado

O Sepsi é um dos grandes diferenciais do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

Por Sonielson Sousa – Palmas-TO
23/08/2016 • Atualizado em 23/08/2016 17:44

O Sepsi, Serviço de psicologia do Ceulp/Ulbra, é pioneiro no estado e um dos grandes diferenciais do curso de Psicologia da instituição. Trata-se de uma unidade suplementar que, enquanto clínica-escola, sustenta a formação profissional dos acadêmicos e dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do referido Curso, através da prestação de serviços psicológicos à comunidade.

 

 

A estrutura e os serviços do Sepsi foram apresentados durante a programação da 1ª. Semana Acadêmica de Psicologia, que ocorre de 22 a 26 de agosto – dentro das comemorações de 16 anos do curso. De acordo com o psicólogo Hudson Eygo, coordenador do local, o serviço tornou-se de extrema importância para a comunidade, já que atende pessoas de diferentes faixas etárias que procuram o serviço através de encaminhamentos ou de maneira espontânea. “Só no período 2016/1 foram atendidas 581 pessoas, o que demonstra de forma clara a importância social do serviço”, destaca Hudson.

 

 

Fazem parte da equipe, além de Hudson – que é Coordenador e responsável técnico do Sepsi -, a Coordenadora do Curso profa. Dra. Irenides Teixeira, a Coordenadora de estágio profa. Me. Cristina Filipakis, Estagiários, Supervisores Acadêmicos de estágio, pesquisa, extensão e prática de disciplinas vinculadas à clínica, além de estudantes vinculados a estágio ou a projetos registrados na clínica.

 

De acordo com Irenides, ter e fortalecer um espaço como o Sepsi “é um grande diferencial do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, tendo em vista que os acadêmicos contam com uma estrutura privilegiada para exercitarem, na prática, as principais ênfases e abordagens necessárias à boa formação”. Além disso, destaca Irenides, “o local é um dos pontos de contato entre a academia e a comunidade em geral, uma espécie de grande laboratório onde os acadêmicos – com as devidas supervisões dos professores – podem tirar todas as dúvidas, ter contato direto com os clientes/pacientes e suas diferentes demandas e, não menos importante, perceber como se dá a dinâmica de aplicação das teorias na prática”.

 

 

Serviço

O Sepsi oferece “Serviço-Escola”, “Clínica de Direitos Humanos”, “Clínica do Trabalho” e “Laboratório de Medidas e Avaliação Psicológica – LAMAP”. Dentre os serviços oferecidos, destaca-se a Psicoterapia Individual, Psicoterapia em Grupo, Ludoterapia em Grupo, Avaliação Psicológica, Avaliação Neuropsicológica, Orientação Profissional e, em breve, Estimulação Cognitiva. Além disso, os envolvidos no Sepsi mantém um Cadastro Presencial, ações em Acolhimento e Elaboração do PTS, Fila de Espera e Encaminhamentos (interno e externo). Os atendimentos ocorrem sempre de hora em hora, em encontros semanais de 50min.

 

Mais

Serviço de Psicologia do CEULP/ULBRA

NÚCLEO DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE – NAC

Qd. 108 N, al. 12, Lt. 10 – Plano Diretor Norte – Palmas/TO

(063) 3223 2016

sepsi@ceulp.edu.br

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento