“A medicalização do sujeito na sociedade do espetáculo” é tema de TCC de Psicologia

Defesa de monografia acontece no dia 5 de dezembro às 8h no CEULP

Por Coordenação – Palmas-TO
02/12/2016

Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, os acadêmicos de Psicologia têm os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) avaliados por banca de professores, conforme prevê o regulamento. 

O curso convida a comunidade acadêmica, familiares e amigos para prestigiarem as defesas das pesquisas realizadas pelos futuros psicólogos. 

 

 

Agenda:

5 de dezembro de 2016

Horário: 8h
Local: Sala 208 - CEULP

Acadêmica: Thávila Kaline Miranda da Silva

Banca: Prof. Dr Adriano Machado Oliveira (orientador), Prof. Dra Irenides Teixeira e Prof. Esp. Sonielson Luciano de Sousa

 

TCC: Admirável Mundo Contemporâneo - a medicalização do sujeito na sociedade do espetáculo

Resumo:O presente trabalho correlaciona a obra Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley (1932) ao atual engendramento de subjetivação e medicalização na sociedade contemporânea.  Discute-se as influências da mídia atual e suas ferramentas de entretenimento para produzir a chamada sociedade do espetáculo, conceito do teórico Guy Debord. Busca-se possíveis interpretações sobre os rumos dessa construção subjetiva pautada no consumismo e narcisismo, levando a consolidação do sujeito sensorial, conceito de Jurandir Freire Costa. A partir disso, foram analisadas as implicações desse processo, as quais contribuem para a psiquiatrização e medicalização de atos que vão ao encontro do discurso instituído. Na discussão teórica também é problematizou-se a produção do sujeito cerebral, uma vez que, a ciência tem colocado o cérebro como evidência, fazendo com que a população leiga acredite que transtornos mentais são ocasionados por disfunções neurológicas, assim, recorre a psicotrópicos como tentativa de dar fim aos conflitos psicológicos. Os dados estatísticos analisados demonstram a crescente produção e consumo de psicotrópicos no Brasil. Como conclusão, foi trazido em questão a análise do livro Admirável Mundo Novo e suas correlações com a contemporaneidade, assim como as consequências desse processo de medicalização, podendo levar ao apagamento do sujeito.

 

A atividade é gratuita e vale 1h de atividade complementar.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento