Fundamentos: técnicas de entrevistas compõem Avaliação Psicológica

As entrevistas fazem parte de um cabedal de possibilidades pertencente aos instrumentos da Avaliação Psicológica.

Por Sonielson Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
28/10/2018 • Atualizado em 28/10/2018 14:24

Os acadêmicos de Psicologia na disciplina de Fundamentos das Medidas Psicológicas, lecionada pela professora Me. Ruth Cabral, conduziram recentemente uma série de simulações de entrevistas cujo objetivo era identificar a relação das técnicas com a estrutura geral da Avaliação Psicológica, que é erroneamente confundida apenas como a parte relativa aos testes psicológicos.

 

 

Neste sentido, as entrevistas fazem parte de um cabedal de possibilidades que, juntamente com os testes psicológicos, dinâmicas de grupo, observação, escalas e análise documental, compõem os instrumentos da Avaliação Psicológica.

Especificamente sobre a ação recente dos acadêmicos, houve a apresentação de vários cenários em que e poderia utilizar as entrevistas Estruturadas, Semi-Estruturadas e Abertas, sendo que ficou claro o local e circunstância que cada uma deve ser usada, de acordo com as demandas levantadas pelos clientes/pacientes ou pelo próprio sistema de saúde e/ou forense.

 

 

Durante as apresentações, demandas como transexualidade, homofobia, direitos humanos, racismo e violência foram os temas abordados, o que colaborou para estabelecer uma interface da disciplina de Fundamentos das Medidas Psicológicas com outros campos teóricos da profissão, como a Antropologia, a Ética em Psicologia e, também, com a disciplina de Técnicas de Entrevista Psicológica.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento