Publicado em: 18/04/2017 16:00

Web Semântica é o tema do Ciclo desta semana

As tecnologias da Web Semântica permitirão que máquinas realizem inferências mais precisas sobre os conteúdos das páginas web e isso pode mudar, de forma profunda, os resultados obtidos pelos motores de busca




Nesta terça, dia 18/04, às 18h15, no Labin 5, teremos como tema do Ciclo de Seminários a WebSemântica. Semântica é um termo que pode ser representado de diversas formas de acordo com o contexto (programação, linguagem etc), entretanto a noção primitiva de semântica é a representação da relação entre um termo em uma sentença e a entidade a qual este termo se refere. Esta noção primitiva de semântica, denominada semântica referencial, é a base que constitui a Web Semântica. A professora Parcilene deixa claro a importância do tema ao afirmar que “as tecnologias da Web Semântica permitirão que máquinas realizem inferências mais precisas sobre os conteúdos das páginas web e isso pode mudar, de forma profunda, os resultados obtidos pelos motores de busca, a relação entre diversos domínios e contextos, o conceito de significado e sentido no meio virtual."


Diferentemente da Web com a qual estamos acostumados hoje em dia, onde qualquer conexão entre documentos, coisas ou conceitos descritos nela são realizados exclusivamente pelo usuário, a Web Semântica lida com as informações em forma de recursos, que seguem um modelo padrão que permite a conexão com inúmeros outros recursos. Dessa forma, todo conhecimento disponível acerca de um tema qualquer, pode ser encontrado facilmente e partindo de qualquer direção.


O modelo padrão das informações na Web Semântica é conhecido como RDF (Resource Description Framework). Este modelo objetiva garantir a escalabilidade, impedir a ambiguidade e permitir a realização de conexões entre as informações. Seguindo os critérios estabelecidos pelo RDF, é possível distribuir informações inteiramente interligadas mesmo sendo originadas de fontes diferentes.

 

Entender estes conceitos permite compreender o funcionamento e a potencialidade da Web Semântica, o que é muito importante pois, como o Matheus diz: “estudar e contribuir com a Web Semântica significa ajudar a criar um mundo cujo lema é a curiosidade pelo conhecimento”.

 

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feira, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário