Publicado em: 24/05/2017 09:47

Árvores Binárias de Busca são o tema do último Ciclo do semestre

Kennedy Santos e Gustavo Siqueira apresentam Sistemas de Apoio ao Ensino de Árvores Binárias de Busca




Na próxima terça, dia 30/05, às 18h15 no Labin 6, teremos o último Ciclo de Seminários do semestre, com os alunos Kennedy Santos e Gustavo Siqueira apresentando o tema Sistemas de Apoio ao Ensino de Árvores Binárias de Busca.

 

As estruturas de dados estão presentes em qualquer dispositivo eletrônico que trabalha com um mínimo de armazenamento ou transmissão de dados.  Muitas pessoas podem não perceber, mas estão sempre usando alguma dessas estruturas quando armazenam ou utilizam algum dado em seus dispositivos. Gustavo coloca que “é necessário o estudo as diversas estruturas de dados porque, mais que organizar, os dados, as estruturas nos permitem facilitar o acesso aos dados”.

 

Como exemplo de estruturas de dados tem-se as árvores binárias de busca (ABB), que são estruturas baseadas em nós, onde, de forma padrão, todos os nós da subárvore esquerda possuem valores numéricos menores que o do nó raiz, e os nós da subárvore direita, maiores que o nó raiz. Essa forma de estrutura permite a busca binária entre os valores que ela possui.

 

Estruturas de dados são muitas vezes complexas, e o conteúdo delas pode ser bem difícil de ser compreendido pelos estudantes por necessitar do entendimento de conceitos abstratos, pois o ensino não é feito com o uso de estruturas concretas de dados. Tendo isso em mente, alguns sistemas de apoio foram e estão sendo desenvolvidos para melhorar o repasse desse conteúdo, com o uso principalmente de animação e simulação, que é um grande auxiliador no ensino nos tempos atuais. Kennedy afirma que “percebe onde muitos alunos têm dificuldade de entendimento, o que me leva a querer desenvolver sistemas assim que ajudem docentes e discentes do mundo todo”.

 

 

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feiras, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas, semanalmente, palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Ele ocorre, rotineiramente, às terças, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA, a partir das 18h15min.

 
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário