Publicado em: 05/03/2018 11:13

Serious Games: quando as metas vão além de zerar o jogo

Serious games são o tema do Ciclo desta terça, 06/03, às 18h15 no Labin 6




Seriam serious games jogos sérios demais? Seriam serious games jogos chatos demais? Na verdade, esta é uma terminologia que caracteriza jogos como dispositivos educacionais para quaisquer faixas etárias e as mais diferentes situações. Os serious games facilitam a comunicação de conceitos e fatos além de contribuírem para o desenvolvimento de estratégias, a tomada de decisão, o desempenho de papéis, dentre outras vantagens, em um ambiente em que o feedback é instituído de maneira ágil. Alexandre Kavalerski descreve que “os serious games, por serem um meio comunicativo com estética e linguagem diferentes dos mais comuns, agregam benefícios em diversas áreas podendo até, por exemplo, melhorar os resultados em uma empresa, o engajamento de alunos em um processo de ensino e aprendizagem e aumentar a produtividade dos jogadores no seu cotidiano.”

Os serious games aliam conceitos de jogos como metas, regras, distração e feedback em um contexto e com resultados esperados específicos e diversos. Dentre as aplicações dos serious games podem-se citar os jogos para saúde, jogos persuasivos, jogos educacionais e advergames. Jhemeson Mota ressalta que “o que separa serious games de jogos comuns é o foco em um resultado de aprendizado ou desenvolvimento de uma área ou atributo em específico. O estudo sobre esta área se torna ainda mais importante a partir do momento em que se percebe a necessidade da difusão de novos métodos de ensino”

“Serious Games: quando as metas vão além de zerar o jogo” é o tema do próximo Ciclo que será apresentado por Alexandre Kavalerski e Jhemeson Mota, terça, 6/3, às 18h15min, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA.

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feiras, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas, semanalmente, palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Ele ocorre, rotineiramente, às terças, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA, a partir das 18h15min.

 
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000