(DES)ENCONTROS DAS ADAPTAÇÕES DA 9ª PARA A 7ª ARTE

O CASO DE BATMAN V SUPERMAN: DAWN OF JUSTICE, DE 2016

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araujo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Palavras-chave: Batman v Superman: Dawn of Justice, Cinema, Nona Arte

Resumo

As adaptações de quadrinhos para o cinema tem sido uma marca da sétima arte nas últimas décadas. Após sucessos como os filmes orignais de Supermam, em 1978, e Batman, em 1989, muitas  e novas experiêncais de adaptações foram apresentadas. O filme Batman v Superman: Dawn of Justice, de 2016, marca a chegada do encontro dos maiores herois da DC comics ao cinema, de forma divisiva e controversa, entre fãs e críticos. Distenciamentos simbólicos, equívocos narrativos e desencontros marcarm essa produção hollywoodiana, as quais serão tratadas nesse artigo, que se propõe a problemátizá-las, e propor reflexões sobre seu impacto, especialmente entremeio de adaptatções da nona para a sétima arte.

Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araujo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Pós-Doutorado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professor e Pesquisador Permanente do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação e Professor no Programa de Incentivo à Licenciatura - (PRIL) da Universidade Católica de Brasília, Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - Prolam/USP, professor de Geografia na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Experiência como assessor e Diretor Substituto na Diretoria de Educação de Jovens e Adultos da Subsecretaria de Educação Básica/SEEDF e como coordenador no Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano, em Limeira/SP. Experiência docente em etapas e modalidades da Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu). Participação e coordenação de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cursos de Graduação e Pós-Graduação, atuação e coordenação em formação de professores. Parecerista e avaliador ad hoc em periódicos e eventos acadêmicos. Participa dos grupos de pesquisa Juventude, Educação e Sociedade, da Faculdade de Educação da Universidade Católica de Brasília e Geografia, Literatura e Arte da Universidade de São Paulo. Membro do Centro Latinoamericano de Estudios en Epistemología Pedagógica (CESPE). Consultor e avaliador do Ministério da Educação para políticas públicas educacionais. Autoria, organização, avaliação e curadoria de livros/capítulos acadêmicos e didáticos para graduação e pós-graduação e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Experiência nos seguintes temas: Geografia, Ciências Humanas, Educação, Políticas Públicas Educacionais, Currículo, Ensino de Geografia, Geoliteratura, Epistemologia e Ontologia.

Publicado
2023-04-30