NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS NO YOUTUBE
Resumo
O objetivo central desta pesquisa é identificar como mulheres negras se autorrepresentam em canais do YouTube e compreender suas narrativas na contemporaneidade. No âmbito do objeto de estudo, é desenvolvida a partir de um conjunto de sete vídeos produzidos e publicados pelo YouTube Brasil, com narrativas de Camila Nunes, Gabi Oliveira, Luci Gonçalves, Mari Ribeiro, Nátaly Nery, Tia Má e Ramana Borba. As publicações integram a campanha YouTubeBlack, em comemoração ao dia da Consciência Negra no país, no ano de 2017. O aporte teórico escolhido foram os Estudos Culturais, uma vez que a abordagem sob essa perspectiva indica que artefatos culturais podem produzir novos comportamentos sociais. O trabalho também propõe uma reflexão sobre as heranças escravocratas do período colonial, a construção da representação social e da identidade da mulher negra no Brasil. Com base nos ensinamentos de Kozinets (2014), por se tratar de uma pesquisa de campo on-line que se dedica à interpretação de fenômenos que acontecem a partir da interação de pessoas no mundo virtual, utilizou-se como estratégia metodológica a netnografia. Para a análise dos dados, também empregou-se como método a análise de narrativas, a partir do plano da metanarrativa, proposto por Motta (2013). A apreciação dos relatos sob esse aspecto possibilita a percepção de temas ou motivos que levam o narrador a expressar-se da forma que o fazem e a compreensão mais profunda da estrutura social e dos modelos de mundo nas quais estão inseridos. A análise do material demonstrou que representação, representatividade, interseccionalidade e feminismo negro são temáticas que se entremeiam no decorrer das falas das sete entrevistadas e que, algumas vezes, surgem implicitamente