CONSIDERAÇÕES SOBRE A NECESSIDADE DE UM POPULISMO DIGITAL DE ESQUERDA

Palavras-chave: Direita/Esquerda, Populismo Digital, Pós-Política, Radicalização da Democracia, Redes Sociais Online

Resumo

A atual ascensão de líderes populistas de direita está diretamente relacionada ao predomínio das mídias e redes sociais online. Os líderes populistas estão fazendo uso massivo da esfera digital online a fim de consolidarem sua própria liderança política. O uso das mídias e redes sociais por parte dos líderes populistas é nomeado de populismo digital. Tal uso das redes é feito predominantemente pelos líderes de extrema-direita. Com isso, cabe indagar: por que o populismo de esquerda não está conseguindo ocupar efetivamente a esfera digital? Evidentemente, essa pergunta está em total consonância com Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, teóricos que consideram o populismo como uma possibilidade distinta e sempre presente da estruturação da vida política. Assim, se o populismo é uma possibilidade constante da vida política, sua eliminação não parece viável. Com isso, cabe investigar não os caminhos para a erradicação do populismo, mas sim a possibilidade de construção de um populismo que seja voltado ao aprofundamento das noções de igualdade e liberdade. Esse populismo, vale pontuar, seria o populismo de esquerda. Desse modo, em resposta à pergunta supracitada, será mostrado que a ascensão do populismo de direita está associada à percepção da crise da pós-política, que é a dinâmica de alternância entre os centros. Essa percepção foi levada às redes sociais online, impulsionando a sensação de que os líderes populistas de direita são os únicos capazes de representar o povo. Todavia, será defendido que o espaço ocupado pelo populismo digital de direita está aberto, podendo ser ocupado pelo populismo digital de esquerda. O fortalecimento do populismo digital de esquerda é essencial para maior articulação entre as diversas demandas heterogêneas a fim de radicalizar a democracia.

Biografia do Autor

Albérico Araújo Sial Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco(2021). Possui especialização em Ciencia Política. Mestrando em Filosofia na área de concentração de Ética e Filosofia Política. Atualmente é Membro de corpo editorial da REVISTA PERSPECTIVA FILOSÓFICA. 

Emílio de Britto Negreiros, Universidade Federal de Pernambuco

Emilio de Britto Negreiros é professor de sociologia - Associado II, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Está vinculado ao CAOS - Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Sociologia Ambiental. Concluiu seu doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), realizando durante o curso um estágio doutoral na Université de Paris X - Nanterre (2006). Fez mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), com estágio na Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1999). 

Publicado
2023-04-30