EDUCAÇÃO CONTINUADA E GESTÃO DE PESSOAS NO PODER JUDICIÁRIO

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TOCANTINENSE (ESMAT) NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

Palavras-chave: Educação Continuada, Formação de Professores, Educação a Distância, Formação, Capacitação e Aperfeiçoamento

Resumo

Trata-se de pesquisa exploratória que, utilizando-se do método dedutivo, evidencia a educação continuada e a formação do professor para eficácia do processo de formação de servidores e magistrados, como instrumento para promoção do conhecimento nas organizações, notadamente no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Valer-se-á de abordagem quantiqualitativa, analisando pontos imprescindíveis, como a gestão de pessoas e do conhecimento; a formação de professores que atuam na Esmat; a educação a distância como forma de propagação do processo de formação e aperfeiçoamento por meio da educação continuada e educação corporativa; educação ofertada por parte do Poder Judiciário a magistrado(a)s e servidore(a)s a partir do acesso à informação, à tecnologia e, notadamente, ao conhecimento, em benefício da Instituição, transformando as habilidades individuais em capacidades coletivas, destacando a relevância da gestão do conhecimento, a partir do entendimento de que a busca por conhecimento é e deve ser sempre um processo contínuo, possibilitado pelo investimento institucional em uma eficaz política de educação continuada dos seus colaboradores.

Biografia do Autor

Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira, Centro Universitário Luterano de Palmas

Professor e Coordenador-Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas. Professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, vinculada ao Colegiado do Curso de Direito e ao Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Ana Isabella Bezerra Lau, Centro Universitário Luterano de Palmas

Professora e Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Direito do Trabalho, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Jadir Alves de Oliveira, Escola Superior da Magistratura Tocantinense - ESMAT

Servidor do Poder Judiciário – Coordenador do Núcleo de Capacitação de Servidores (NUCAS) da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ/TO). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado
2023-04-30