CAOS: (auto)retratos da Dor em intervenção cultural

O sofrimento pessoal de suicidas foi elaborado e transformado em relato imagético e sensorial que poderá ser experimentado em uma instalação, no Ceulp/Ulbra, durante o Caos.

Por Risia Lima - Acadêmica de Psicologia do Ceulp – Palmas-TO
19/08/2017 • Atualizado em 19/08/2017 19:38

Uma experiência que poderia ter sido trágica e fatal acabou resultando em instalação artística sobre a angústia suicida. Através, de texturas, imagens e som, a obra pretende colocar o visitante em contato com uma mente em sofrimento. Catarse (En)Cena no Caos é o nome da intervenção que estará em exposição entre os dias 21 a 25 de agosto, como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes Psicológicos – CAOS 2017.

 

O projeto foi idealizado pela acadêmica de Psicologia Ritaline Silva, que após superar uma um momento de crise, decidiu reviver a situação fazendo uma reconstituição registrada em fotografia. A experiência foi tão forte que resultou em uma catarse, termo comumente usado na psicanálise para definir o efeito causado pela liberação da tensão provocada por conteúdos emocionais inconscientes. Esse efeito catártico da experiência repetida, revivida e reelaborada, resultou em tamanho alívio que a dor se transformou em força e orgulho de superação.

 

Ritaline Silva - autorretrato

 

As fotos despretensiosas e sem qualquer intensão inicial de serem expostas, foram registradas em máquina digital comum, pois, inicialmente seriam apenas parte de um trabalho acadêmico que ganhou novos contornos após a experiência emocional vivenciada, foi a partir daí que Ritaline decidiu compartilhar sua intimida através da arte. A ideia foi abraçada pelo projeto (En)Cena, a Saúde Mental em Movimento e se transformou na instalação, cujo resultado poderá ser visto e experienciado durante a semana do Caos.

 

Mesmo não se tratando de fotografias profissionais, o impacto das imagens dentro da instalação sensorial coloca o visitante em contato direto com fragmentos da mente em sofrimento. Além de registrar a própria angústia, Ritaline também fotografou outra colega que passou por experiência semelhante e fez o registro das imagens juntamente com ela.

 

Para comportar a instalação, que conta com fotografias de diversos tamanhos, projeção audiovisual, e outros recursos sensoriais, o projeto foi montado em um antigo laboratório de revelação fotográfica no Ceulp/Ulbra, utilizando-se de alguns elementos antigos que compõem perfeitamente o ambiente pretendido.

 

Em suma, Catarse é uma instalação a ser experienciada, incapaz de ser contida em palavras.

 

Ficha técnica: 

Fotografias: Ritaline Silva e Monique Carvalho
Produção: Nina Silva e Rísia Lima
Curadoria: Irenides Teixeira
Assessoria de Imprensa: Rísia S. Lima

 

O Congresso (CAOS)

A edição de 2017 do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

 

Serviço:

O que: Catarse – Intervenção Cultural

Quando: 21 a 24 de agosto de 2017, de 18h às 19h
Onde: (En)Cena, Complexo Laboratorial, Prédio 5, Ceulp/Ulbra
Realização: (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento
Apoio: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

 

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446

Ritaline Silva: (63) 99953 6823
Rísia Lima: (63) 98444 2246
Programação e Inscrições do Caos: http://ulbra-to.br/caos/

Notícias do Evento: http://encenasaudemental.net/mural

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento