A AGROECOLOGIA E POVOS QUILOMBOLAS NO TOCANTINS

DIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE

  • Wildes Souza Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins
  • Vitória Hellen Cardoso Saraiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins
  • Conceição Aparecida Previero Centro Universitário Luterano de Palmas
Palavras-chave: Agroecologia, Quilombolas, Povos Tradicionais, Tocantins

Resumo

O objetivo do artigo é compreender a agricultura a partir da ideia de agroecologia entre os diferentes povos quilombolas no estado do Tocantins. Para isso, reunimos e organizamos amplo acervo de material bibliográfico com informações essenciais e que aproximam da relação entre agroecologia e as algumas comunidades quilombolas tocantinenses. Assim, visualizamos a interação entre os saberes ancestrais das populações negras tradicionais em função das propostas agroecológicas  e preservação ambiental. Além de ampliar os conhecimentos sobre pensamento e práticas agroecológicas em relação aos povos tradicionais, ao final do estudo, destacamos a  necessidade de produzir mais iniciativas, projetos e publicações com a temática agroecológica com os quilombos tocantinenses. Possibilitando novas tecnologias e manejos para a segurança alimentar e subsistência dessas comunidades.

Biografia do Autor

Wildes Souza Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO) - Campus Palmas.

Vitória Hellen Cardoso Saraiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins

Graduanda em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO) - Campus Gurupi.

Conceição Aparecida Previero, Centro Universitário Luterano de Palmas

Bióloga. Doutora em Pós-colheita de Produtos Agrícolas, pela UNICAMP. Professora e coordenadora da Unitas Agroecológica, no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).

Publicado
2024-04-05