Comparação entre sutura em plano único e plano duplo em rumenotomia de caprinos

  • Ana Luiza Silva Guimarães ceulp ulbra
  • Demis Carlos Ribeiro Menezes IFTO
  • Ana Maria Quessada
  • Juliana Vitti Moro ceulp ulbra
Palavras-chave: cabra, cicatrização, rúmen, sutura

Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar a cicatrização rumenal em caprinos, em duas técnicas de sutura. Foram utilizados 20 caprinos, divididos em dois grupos. No primeiro grupo (GI) foi utilizada a técnica de sutura em dois planos invaginantes. No segundo grupo (GII) foi utilizada sutura seromuscular em plano único com pontos separado simples. Em nenhum animal foi constatada deiscência da ferida cirúrgica cutânea. No entanto observaram-se abscessos subcutâneos em nove animais (45%). Foram constatados abscessos no local da cicatriz cirúrgica em 12 animais (60%), sendo cinco (25%) do GI e sete (35%) do GII. Foram observadas aderências no sítio cirúrgico, em 14 (70%) animais, sendo seis (30%) do GI e oito (40%) do GII. A mucosa apresentou-se completamente regenerada a partir do 15º dia pós-operatório (PO) nos animais do GI. Nos animais do GII a regeneração completa da mucosa só foi observada a partir de 30 dias PO. Tecido de granulação e fibrose foram observados em ambas as suturas a partir do 7º dia PO. As duas técnicas podem ser utilizadas na rumenotomia de caprinos com resultados semelhantes.

Biografia do Autor

Demis Carlos Ribeiro Menezes, IFTO

Graduação em Medicina Veterinária (2002), mestrado em Ciência Animal (2005), Especialização em Gestão de Sala de Aula de Nível Superior (2013) e Doutorado em Ciências Animais (2014). Professor EBTT do Campus Paraíso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Atua nas áreas de produção animal, zootecnia, biotecnologia agropecuária, agroindústria e reprodução animal.

Ana Maria Quessada

Graduada em Medicina Veterinária pela Univ. Est. de Londrina, Residência em cirurgia veterinária pela UNESP de Botucatu, mestrado em Medicina Veterinária pela UFMG e doutorado em Medicina Veterinária pela Unesp de Botucatu. É professora titular da Universidade Paranaense (UNIPAR), ministrando a disciplina técnica operatória na graduação. Professora da Pós-graduação em Ciência Animal com ênfase em produtos bioativos da UNIPAR (Umuarama). Orienta mestrado e doutorado. Tem experiência em Clínica Cirúrgica Animal, cirurgia experimental, técnica cirúrgica e anestesia. Publica artigos nacionais e internacionais, é revisora de periódicos.

Juliana Vitti Moro, ceulp ulbra

ossui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Cirurgia Veterinária, com ênfase em Anestesiologia, pela FCAV/Unesp-Jaboticabal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia, Terapia Emergencial e Terapia Intensiva. Atualmente é Professora Adjunta I e Coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas/TO (CEULP) - ULBRA.

Publicado
2019-08-12