Estratégias de melhoramento para tolerância à seca em germoplasma de milho tropical

Tolerância a seca em milho

  • Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani
  • Cristiani Santos Bernini
  • Paula de Souza Guimarães
  • Cinthia Souza Rodrigues Instituto Agronômico
Palavras-chave: estresse, déficit hídrico, seleção

Resumo

A seca é a causa mais severa da redução da produção agrícola e o aquecimento global previsto agravará, consideravelmente, o impacto do déficit hídrico. Alterações climáticas e custos elevados da irrigação são outros fatores que podem afetar ainda mais os problemas ocasionados pela deficiência hídrica, aumentando a necessidade de melhoramento genético para tolerância à seca em milho. A estratégia mais efetiva é a obtenção de cultivares tolerantes que possam escapar do estresse hídrico durante os períodos mais críticos da cultura, com a seleção de germoplasma que possua variabilidade genética para os caracteres adaptativos relacionados à seca.

A demanda por cultivares de milho é grande por parte dos agricultores e o mercado disponibiliza poucas cultivares que sejam adaptadas, tolerantes à seca e de alta produtividade. Um programa de Melhoramento Genético para tolerância à seca é um trabalho de médio a longo prazo, difícil por se tratar de um caráter complexo, controlado por vários genes, com grande influência do ambiente, requerendo conhecimentos multidisciplinares e um sistema confiável de experimentação de campo.

Com esse enfoque, este artigo apresenta uma revisão de tópicos sobre estratégias de melhoramento para tolerância à seca, principais caracteres e métodos de melhoramento genético utilizados, bem como um histórico dos trabalhos para a obtenção de híbridos e populações de milho visando à tolerância ao déficit hídrico do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, SP.

Publicado
2019-08-13