TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE Trichoderma sp. E INTERFERÊNCIA NA FITOSSOCIOLOGIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DA MANDIOCA

  • Itallo Michael Soares Leal Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ulianópolis-PA
  • Leandro do Rosario Silva
  • Gisele Barata da Silva
  • Gabriel Damasceno Ferreira Cunha
  • Maura Gabriela da Silva Brochado
  • Gabriel da Silva Vasconcelos
  • Ana Clara Moura de Sousa
  • Ana Carolina Melo Ribeiro
  • Alexandra Monteiro Alves
  • RAFAEL GOMES VIANA Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: microrganismo promotor de crescimento, pontas de pulverização, Manihot esculenta

Resumo

A cultura da mandioca possui grande importância para as populações principalmente aquelas em desenvolvimento, por ser uma cultura com alta rusticidade e produtividade. O uso do microrganismo Trichoderma sp. em culturas agrícolas pode reduzir a incidência de doenças, pragas e promover crescimento da cultura. No entanto, pode promover também maior ocorrência de plantas daninhas. Objetivou-se com este trabalho, avaliar a influência da tecnologia de aplicação de Trichoderma sp. na fitossociologia de plantas daninhas na cultura da mandioca. Foi realizado a aplicação de Trichoderma sp. com três tipos de aplicação (área total, faixa e localizada) e quatro volumes de calda (50; 100; 200 e 400 L ha-1) e mais uma testemunha sem aplicação e sem capina em um delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. As espécies foram coletadas, identificadas e calculados os parâmetros fitossociologicos. Foram identificadas 24 espécies distribuídas em 8 famílias botânicas. As famílias mais representativas foram: Poaceae, Cyperaceae e Fabaceae. A espécie Paspalum Maritimum apresentou o maior índice de valor de importância e esteve presente em todas as parcelas. Ao comparar o modo de aplicação com diferentes volumes de calda observou-se crescimento linear na densidade de plantas daninhas com o incremento no volume de calda quando utilizado a aplicação em área total e na aplicação em faixa, há comportamento de crescimento quadrático da densidade, já na aplicação localizada teve leve redução na densidade de plantas daninhas com o aumento no volume de calda. O modo de aplicação e o volume de calda de Trichoderma sp. mudam a dinâmica de plantas daninhas na cultura da mandioca.

Biografia do Autor

Leandro do Rosario Silva

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia, egresso do Programa de Educação Tutorial em Agronomia da mesma universidade, sócio e diretor da empresa L&B Projetos e Soluções Agropecuária LTDA.

Gisele Barata da Silva

Revisora dos periódicos Bragantia, Tropical plant pathology,Plant pathology. Coordenou II SimpoAgro. Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Professor Pesquisador Junior do Triênio 2007 - 2009, UFRA, e em 2010 o diploma Evandro Chagas da CÂMARA MUNICIPAL DE BELEM. Coordena projetos de pesquisa e inovação tecnólogica com as Empresas Sococo, Agropalma e Tiete Agrícola. 

Gabriel Damasceno Ferreira Cunha

Graduando em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia, bolsista do grupo PET Agronomia.

Maura Gabriela da Silva Brochado

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural da Amazônia, egressa do Programa de Educação Tutorial em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestranda em Fitotecnia na Universidade Federal De Viçosa.

Gabriel da Silva Vasconcelos

Graduando em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia, bolsista do grupo PET Agronomia.

Ana Clara Moura de Sousa

Graduanda de Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia, Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq.

Ana Carolina Melo Ribeiro

Mestranda em Genética e Melhoramento de Plantas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Alexandra Monteiro Alves

Graduanda em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia

Publicado
2021-05-21