LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLOGICO DE PLANTAS DANINHAS APÓS A APLICAÇÃO DE DIFERENTES MISTURAS DE TANQUE COM FLUAZIFOPE EM ÁREA DE CULTIVO DE MANDIOCA

  • Vicente Bezerra Pontes Junior
  • Alessandro da Costa Lima Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Ronaldo Cardoso Silva
  • Treyce Stephane Cristo Tavares
  • Daniel Costa Nogueira
  • Martinho Melo Figueiredo Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Phelipe Henrique Costa de Miranda
  • Gabriela Tavares Pires
  • RAFAEL GOMES VIANA Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Herbicida, Mistura de tanque, Controle químico de plantas daninhas.

Resumo

A presença de plantas daninhas na cultura da mandioca configura-se como um dos principais fatores atrelado ao baixo incremento na produção desta cultura, uma vez que, o crescimento inicial lento de grande parte das plantas cultivadas, facilita a competição com plantas daninhas, levando à redução da produtividade e consequentemente do lucro da produção. Objetivou-se com este trabalho realizar o levantamento fitossociológico de plantas daninhas, após a aplicação de diferentes misturas de tanque com fluazifop-P-Butil em área de cultivo de mandioca. Os tratamentos constituíram-se pela combinação de: Fluazifop-P-Butílico; Fluazifop-P-Butílico + Metsulfuron Metílico; Fluazifop-P-Butílico + Isoxaflutol; Fluazifope-P-Butílico + Flumioxazina e Controle (sem herbicida). Para o estudo fitossociológico, utilizou-se o método do quadrado inventário, aplicado por meio de um quadrado de 0,5m x 0,5m, lançado ao acaso, totalizando quatro lançamentos por tratamento. Com os dados obtidos, foi possível efetuar os cálculos de parâmetros fitossociológicos, entre eles o índice de valor de importância (IVI) de cada espécie, assim como, o agrupamento hierárquico de similaridade, pelo método UPGMA. Concluiu-se que o tratamento composto apenas pelo herbicida Fluazifop-P-Butílico apresentou o melhor controle para as plantas invasoras, principalmente a da espécie Paspalum maritimum, que apresentou os maiores valores de IVI.

Biografia do Autor

Vicente Bezerra Pontes Junior

Engenheiro Agrônomo, mestrando em Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa.

Alessandro da Costa Lima, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Agrônomo, mestrando em Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa

Francisco Ronaldo Cardoso Silva

Graduando em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia, bolsista do grupo PET Agronomia.

Treyce Stephane Cristo Tavares

Graduanda em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia, bolsista do grupo PET Agronomia.

Daniel Costa Nogueira

Graduando em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia, bolsista do grupo PET Agronomia.

Martinho Melo Figueiredo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia, bolsista do grupo PET Agronomia.

Phelipe Henrique Costa de Miranda

Graduando em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia, bolsista do grupo PET Agronomia.

Gabriela Tavares Pires

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural da Amazônia, egressa do Programa de Educação Tutorial em Agronomia da mesma Universidade mestranda em Genética e Melhoramento de Plantas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

RAFAEL GOMES VIANA, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo graduado na Universidade Federal Rural da Amazônia (2003), Mestre (2006) e Doutor em Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa (2010) com período sanduíche em Fitossanidade na Universitat de Lleida-Espanha. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural da Amazônia no Campus de Belém, tutor do grupo PET Agronomia e pesquisador líder do grupo de pesquisa Manejo Integrado de Plantas Daninhas na Amazônia (MIPDAM). Atua na área de Fitotecnia e Fitossanidade com ênfase em: Manejo de Plantas Daninhas, Tecnologia de aplicação de agrotóxicos (segurança na aplicação de agrotóxicos, pulverizadores manuais, áreas agrícolas, urbanas e ferrovias), eucaliptocultura, sistemas integrados (integração lavoura, pecuária e floresta), recuperação de áreas degradadas, microbiologia do solo e grandes culturas. Tutor do grupo PET Agronomia e Coordenador do grupo de pesquisa Manejo Integrado de Plantas Daninhas na Amazônia.

Publicado
2021-05-21