APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: APLICAÇÃO NO ENSINO REMOTO
Resumo
A aprendizagem dos alunos da educação superior em saúde foi afetada pelo distanciamento imposto pela pandemia da Covid-19. Revelando a necessidade de estratégias de ensino a distância que comporte o ensino teórico juntamente com a aplicação prática dos conteúdos estudados. Para isso, o aluno deve se reconhecer como o protagonista de sua aprendizagem na academia, sendo capaz de resolver problemas e trabalhar em equipe. Este estudo tem por objetivo analisar a eficácia prática da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Equipes no ensino remoto de Introdução a Biomedicina em turma de Biomedicina no CEULP/ULBRA. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, com natureza qualitativa, na perspectiva de um estudo de caso. A amostra foi composta pelos discentes matriculados no segundo semestre de 2021, na matéria Introdução a Biomedicina do curso de Biomedicina, em Palmas-TO. Foi proposto a aplicação do método através de plataforma online, com uso de roteiro de aula. Por fim, houve uma avaliação de forma a compor o sistema de coleta de dados para averiguar a eficácia da metodologia em alcançar os objetivos propostos pela matéria de Introdução a Biomedicina. Frente aos resultados desta pesquisa, identificou-se que a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Equipes proporciona uma aprendizagem significativa, centrada no construtivismo, sendo favorável para alcançar as competências desejáveis em profissionais na área da saúde.