Acadêmicos de Direito são destaques na Semana de Conciliação

Mais de 40 acadêmicos atuaram como conciliadores

12/12/2011

Esta semana o Poder Judiciário brasileiro desenvolveu o exercício da conciliação. A Semana Nacional de Conciliação foi criada em 2006 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No Estado do Tocantins foi implantado no ano de 2007, mas se intensificou em 2010. Nesta edição, o Estado conta com a participação de 24 comarcas do TO.

 

Cerca de 4.500 audiências conciliatórias foram marcadas para esta semana, e contaram com a participação de magistrados, operadores do direito e estudantes para mediar os processos. O juiz do Juizado Criminal de Palmas e coordenador estadual do Movimento pela conciliação, Doutor Gilson Coelho Valadares, conta que houve um crescimento na participação e conscientização das pessoas, devido a uma maior divulgação e reconhecimento da importância da solução dos conflitos, pendências e causas perante a justiça.

 

O Doutor Valadares ainda explicou sobre a importância da participação dos acadêmicos e profissionais da área durante a Semana. “A participação de todos é relevante, pois futuramente a legislação processual civil vai exigir em todas as causas de natureza civil, a conciliação. Isso então é um preparatório a mais. Inclusive acho que os cursos de Direito deveriam inserir na grade curricular, obrigatoriamente, o exercício da conciliação, pois futuramente todos terão que ter conhecimento sobre a área”, comenta o juiz. Gilson ainda observa que o destaque do evento é a tentativa de solucionar as pendências, já que muitas vezes a sentença do juiz resolve o processo, mas não resolve o conflito.

 

Dos 73 voluntários que foram recrutados para atuarem como conciliador, aproximadamente 40 são acadêmicos do curso de Direito do CEULP. O acadêmico do 8º período, Vinícius Demarques Silva conta sobre sua experiência. “A Semana de Conciliação é muito importante pro judiciário, pois é a oportunidade que as partes têm de se encararem, e tentarem um acordo a fim de evitar que o processo demande 5, 6 anos, à espera de uma decisão do magistrado. Pra mim a semana é importante para dar um provimento jurisdicional mais célere para esses processos”, comenta.

 

Além dos alunos, os professores também marcaram presença. O professor do curso de Direito do CEULP, Thiago Perez, comenta sobre sua satisfação em trabalhar junto com seus alunos nas audiências. “Como professor, estou muito feliz de encontrar meus alunos e inverter o papel, o aluno está à frente, determinando a audiência”.  O professor ainda complementa: “Acredito que o brilhantismo dessa semana seja em virtude da participação dos nossos alunos que lotaram as salas de conciliação. Eles abraçaram a causa e levaram em diante esse projeto do Tribunal de Justiça e todo poder judiciário no Brasil”, destaca o docente.

 

Perez acredita que o resultado alcançado é devido a comemoração de 10 anos do curso de Direito, onde um grande número de conciliadores estiveram presentes no evento, participando e também ministrando palestras.  Para atuar como conciliadores, os voluntários receberam uma preparação de 3 dias com realização de palestras, cursos e audiências simuladas

 

fonte: http://ulbra-to.br/noticia/2011/12/02/Academicos-de-Direito-sao-destaques-na-Semana-de-Conciliacao

Veja também

#vempraulbra

Venha viver o Direito na ULBRA PALMAS!
  • Percentual de aprovação no Exame de Ordem acima da média do Estado
  • Práticas e interações sociais desde o primeiro período, por meio de atividades extensionistas
  • Único Curso de Direito do Estado do Tocantins que conta com um Centro Judiciário de Resolução de Conflitos do Poder Judiciário do Estado do Tocantins - CEJUSC
  • Presença de um Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), do Ministério Público do Estado do Tocantins
  • Convênios firmados com diversas instituições e Poderes que compõem o Sistema de Justiça, garantindo ao acadêmico o contato com a prática jurídica real
  • Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq
  • Curso vinculado na melhor Instituição de Ensino Superior do Estado do Tocantins, de acordo com o MEC