O Projeto "Realinhando", pertencente à Clinica de Direitos Humanos, sob supervisão da Profª MSc Andrea Cardinale, fora divulgado no Jorna "Primeira Página".
Link: http://primeirapagina.to/versao-digital/1297/#page/2
Eis o conteúdo da máteria veiculada:
"Idealizado pela Professora Andrea Cardinale e por um grupo de acadêmicos do Núcleo de Prática Jurídica, do Curso de Direito do CEULP/ULBRA de Palmas, o Projeto Realinhando promove cursos de artesanato para as detentas da Unidade Prisional Feminina de Palmas visando sua reinserção no mercado de trabalho e remição de pena.
Andrea conta que a ideia do projeto surgiu durante uma visita à Unidade Feminina de Palmas, junto com acadêmicos do curso, do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade. 'O objetivo deste projeto é contribuir para a reintegração das detentas desta unidade por meio do artesanato. Nossa intenção é fornecer trabalho digno, oportunidade de qualificação profissional e, ainda, contribuir para a remição da pena', explica a professora.
Atualmente cerca de dez detentas participam das oficinas produzindo peças em crochê como tapetes, forros de mesas afins. As peças estão sendo comercializadas na sede do CEULP/ULBRA e a verba arrecadada deve ser revertida para a compra de materiais para as próximas oficinas.
Uma das instrutoras das oficinas e aluna do Curso de Direito, Rosângela Cristina Freire de Souza conta que a receptividade das alunas é imensa e que as próximas aulas terão como tema decoração natalina. 'Nossa expectativa é dar oportunidade a essas detentas que são tão carentes de atividades de reinserção e reintegração', acrescenta.
O Projeto Realinhando está sendo executado há dois meses e é vertente da Clínica de Direitos Humanos do CEULP/ULBRA e do GEPECC - Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais"
Parabéns à Profª MSc Andrea Cardinale, bem como a todo(a)s o(a)s acadêmico(a)s envolvidos neste projeto!