Professores e acadêmicos do CEULP publicam artigos

10/08/2015

Docentes do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP, juntamente com acadêmicos, participaram de publicações de artigos. O trabalho intitulado como “Prevalência de bolsas lipêmicas na produção de plasmas em um Hemocentro da região Norte do Brasil”, contou com a participação da professora Dra Erika da Silva Maciel, o Professor Mestre Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, acadêmica do curso de Educação Física, Thaizi Campos Barbosa e a egressa de Farmácia da instituição, Flávia Pereira Barbosa.

O artigo originou-se do trabalho de conclusão de curso desenvolvido no Centro Universitário, com a parceria dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Farmácia e foi publicado na edição número 8, da Revista Amazônia Science & Health. Com objetivo de avaliar o índice de descarte de bolsas de plasma por lipemia, no setor de produção no Hemocentro Coordenador de Palmas – TO.

Outro trabalho decorrente de projetos de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para Promoção da Saúde (GEPEPS) na instituição foi o artigo “Atributos de Qualidade do pescado relacionados ao consumo na cidade de Corumbá, MS”, também com a colaboração da docente Dra Erika da Silva e outros profissionais. Publicado no boletim do instituto de Pesca, São Paulo, 2015 e também na Revista Cereus, o intuito do projeto foi identificar os principais atributos relacionados à qualidade do pescado por grupo de consumidores residentes na cidade de Corumbá, MS.

Além desses projetos, outra atividade realizada por Maciel teve destaque. O capítulo denominado “Qualidade de vida no envelhecimento”, elaborado pela docente, fez parte do livro Envelhecimento: um processo multidimensional. A obra é coletânea Envelhecimento e Sociedade que reúne opiniões especializadas e conhecimento científico sobre o envelhecimento humano, suas repercussões econômicas, sociais, previdenciárias, assistenciais e nos serviços de saúde.

Matéria disponível em:
http://ulbra-to.br/noticia/2015/05/04/Professores-e-academicos-do-CEULPULBRA-publicam-artigos

Veja também

#vempraulbra

O curso de enfermagem há 22 anos, forma enfermeiros qualificados que atuam na docência, pesquisa, gestão e assistência em vários municípios do Tocantins, estados e países
  • Estágios e práticas do segundo ao último semestre
  • Expertise de docentes na prática clínica, gestão, pesquisa
  • Clínica de Enfermagem com expertise em tratamento de feridas
  • Curso com melhores notas em avaliação MEC
  • Laboratórios especializados
  • Metodologias ativas que incentivam o protagonismo do aluno e aprendizagem colaborativa
  • Primeiro curso de enfermagem a participar da campanha de vacinação contra a COVID 19