Professor participa do COBENGE 2009

O professor Flávio Roldão fez presente no XXXVII COBENGE realizado em Recife (PE), o congresso é o mais importante fórum de reflexão sobre o ensino de Engenharia no Brasil.

Por Roldão Pimentel de Araújo Junior – Palmas-TO
06/10/2009 • Atualizado em 30/09/2009 21:34
COBENGE
O professor Flávio Roldão fez presente no XXXVII COBENGE realizado em Recife (PE) objetivando catalizar as discussões e resultados de pesquisas voltadas ao ensino dos cursos ligados às Engenharias, assim como, entre outros, contextualizar os reflexos da Resolução n 1.010/2005 (Sistema CONFEA/CREA) junto às instituições de ensino.Na foto ao lado o professor Flávio está ao lado do professor Osvaldo Luiz Valinote (diretor administrativo da ABENGE e professor da Universidade Federal de Goiás - UFG) onde, na oportunidade, discutiram a realização do I Seminário Regional de Educação em Engenharia a ser realizado, preliminarmente, no primeiro semestre de 2010.O COBENGE é o mais importante fórum de reflexão sobre o ensino de Engenharia no Brasil e tem sido realizado sem interrupções desde a fundação da ABENGE em 1973. Reúne os principais órgãos oficiais e instituições de educação ligadas ao setor, além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento da Engenharia Brasileira. Voltada à educação em Engenharia, a ABENGE congrega atualmente mais de 150 instituições de ensino em todo o Brasil e um grande número de professores associados.O tema do evento de 2009 foi “Engenharia sem Fronteiras” e foram discutidos os principais aspectos da formação e do exercício profissional dos engenheiros em um mundo globalizado, tais como: a mobilidade curricular, intercâmbio entre universidades, educação corporativa, entre outros.Outro ponto a destacar é que o professor Flávio Roldão defendeu sua tese de doutorado na Universidade de Brasília (UnB) no dia 01 de julho de 2009.O contexto do estudo parte das demandas atualmente despertadas na Cadeia Produtiva da Construção Civil que vem, de forma incremental, desenvolvendo e absorvendo novas tecnologias construtivas e novos paradigmas gerenciais. Isso pode ser comprovado, entre outros fatores, com a prevalência de um mercado cada vez mais competitivo, resultando no enriquecime nto do contexto de atuação dos Gerentes de Obra. Nesta direção o trabalho buscou, entre outros, definir a representação conceitual internalizada pelos gerentes de obras*, engenheiros-professores e acadêmicos concluintes dos cursos de Engenharia Civil nos Estados de Goiás, Tocantins* e no Distrito Federal frente à complexidade da atuação gerencial. Desta forma, entre os achados, pôde-se constatar tensão entre o que é definido como responsabilidade e o que é importante para a atuação dos Gerentes de Obras; sendo ainda verificada relativa aproximação conceitual entre os perfis dos grupos focais participantes. O professor Flávio Roldão mantém interesse no aprofundamento de tal temática, dispondo-se a contribuir com outras pesquisas e aplicações (cases) em empresas privadas e públicas. Os interessados devem entrar em contato pelo seguinte e-mail: flaviopesquisa@hotmail.com

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