Grupo de 18 alunos do curso de Engenharia Civil do Ceulp/Ulbra participaram no final de outubro, na cidade de Bonito (MS) do 57º Congresso Brasileiro do Concreto (IBRACON). O grupo foi guiado pelo Prof. Daniel Iglesias e pelo estudante André Soares Mendes, também técnico do Laboratório de Materiais e Estruturas, .
Cocar
Durante o evento aconteceram concursos entre estudantes de diversas universidades e os estudantes do Ceulp representaram bem o Tocantins. Na competição Concreto Colorido de Alta Resistência (Cocar) que reuniu 24 universidades diferentes, os tocantinenses ficaram em 5º lugar, ficando a frente de universidades tradicionais.
Os acadêmicos do Centro Universitário conseguiram nessa competição a melhor posição da região norte do país. O concreto colorido permite que a construção de concreto aparente fique com a cor desejada, o que significa redução de custos comos sistemas de revestimentos e acabamentos das construções.
Este Concurso tem por objetivo testar a habilidade dos competidores na preparação de concretos resistentes e coloridos. O desafio proposto consiste em moldar um corpo de prova cúbico, com 10cm de aresta, usando concreto colorido, que apresente a capacidade de atingir altas resistências no ensaio de compressão.
Concrebol
Na competição Concrebol concorreram 20 universidades e os alunos do Ceulp conseguiram a 6ª colocação, fincando a frente de referenciadas instituições como: Universidade Federal do Pernambuco, USP (São Carlos) e Mackenzie.
O Concrebol tem por objetivo testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos leves homogêneos com parâmetros de resistência otimizados. O desafio proposto é o de conceber uma esfera (BOLA) de concreto leve que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.
O curso de Engenharia Civil parabeniza todos os envolvidos pelos ótimos resultados e os convoca para a participação em 2016.