"Materiais para pavimentação asfáltica" - tema da palestra de encerramento da VIII Jornada

29/04/2018 • Atualizado em 29/04/2018 17:17

A VIII Jornada de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA foi encerrada no dia 27/04 com a palestra "Seleção de materiais para pavimentação asfáltica - novos conceitos e novos critérios", proferida pela Dra. Laura Maria Goretti da Motta, Professora Titular da COPPE/UFRJ. O evento contou com a presença do Eng. Civil Me. Eduardo Suassuna Nóbrega, Superintendente do DNIT no Tocantins, e que teve a Dra. Motta como sua orientadora de mestrado na COPPE/UFRJ.

A Dra. Motta iniciou sua palestra comentando sobre os principais problemas em revestimentos asfálticos, relacionando-os a problemas de dosagem e/ou de adequação de materiais. Comentou que existe um "mundo" abaixo da fina camada de revestimento asfáltico que recobre a maioria dos pavimentos do Brasil. E os estudos para determinação das espessuras e especificações de cada uma das camadas dos pavimentos estão cada vez mais evoluídos, com usos de equipamentos modernos para simular as influências do clima e das cargas na sua vida útil.

Apresentou o novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos - o MEDINA - todo de DImensionamento NAcional, adotado pelo DNIT a partir de dezembro de 2017. O nome do novo método é uma homenagem ao Dr. Jacques de Medina, orientador da Tese de Doutorado da Dra. Motta, e os dois lideram a equipe técnica responsável por todos os estudos e ensaios de validação do Método.

O método mecanístico-empírico MEDINA considera os módulos de resiliência e o coeficiente de Poisson dos constituintes de cada camada. Dra. Motta apresentou os ensaios mecânicos de módulo de resiliência e fadiga por compressão diametral de misturas asfálticas que foram realizados para se chegar a parâmetros para o MEDINA, que considera novas tecnologias e aspectos climáticos no dimensionamento de pavimentos.

Dra. Motta presenteou a Biblioteca do CEULP/ULBRA com um exemplar do livro MECÂNICA DOS PAVIMENTOS, de sua autoria e do Dr. Jacques de Medina. E também fez a doação de quatro exemplares do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, de sua autoria em conjunto com Dra. Liedi Bariani Bernucci, Jorge Augusto Pereira Ceratti e Jorge Barbosa Soares. Aproveitou a ocasião para oferecer às bibliotecas da UFT e da FACTO também um exemplar do livro Pavimentação Asfáltica a cada uma destas instituições.

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado