O professor Dr. José Geraldo Delvaux Silva teve mais um artigo publicado na revista Journal of Agricultural Science do Canadian Center of Science and Education. O professor estuda o potencial de utilização de águas residuárias no plantio de capim no solo do Cerrado.
Os principais objetivos das pesquisas são a sustentabilidade de uso da água e do solo e a produção de alimento animal. O solo do Cerrado é visto como pobre em nutrientes e as águas residuárias têm uma concentração considerável de nutrientes, a exemplo de nitrogênio, fósforo e potássio que são necessários para o desenvolvimento vegetal. Assim, essas pesquisas podem diminuir o desmatamento do Cerrado e a retirada de água doce potável dos rios para cultivo de capim.
No primeiro artigo produto da sua dissertação de Mestrado realizada na Universidade Federal de Viçosa e publicado pela Revista Ceres (http://www.scielo.br/pdf/rceres/v59n5/05.pdf), o professor avaliou a produtividade e as alterações na composição químico-bromatológica do capim-mombaça, quando submetido a diferentes lâminas de efluente do tratamento primário de esgoto sanitário. Nessa pesquisa o professor concluiu que houve aumento na produtividade do capim em função da dose do efluente. Concluiu também que não houve alteração na composição químico-bromatológica da planta, o que mostra o potencial de uso desse capim na alimentação animal. Entretanto, as alterações microbiológicas não foram incluídas.
Na tese defendida na Universidade Federal do Tocantins em 2017 com o título “Biotecnologia do uso de água residuária doméstica em solo do cerrado no cultivo do capim Brachiaria brizantha cv marandu” o professor retornou a pesquisa. Durante o doutorado, visando a defesa de tese foi publicado o artigo pelo African Journal of Biotechnology (https://www.ajol.info/index.php/ajb/article/viewFile/137119/126612).
Esse artigo foi uma revisão de literatura que tinha por objetivo reunir os principais artigos sobre o uso de águas residuárias na agricultura. Ele foi a base para delimitações das condições experimentais de cada etapa da tese. O terceiro e quarto artigos foram também publicados no Journal of Agricultural Science em parceira com os professores Dr. Joaquim José de Carvalho e Me. Jacqueline Henrique (http://www.ccsenet.org/journal/index.php/jas/article/view/74118, http://www.ccsenet.org/journal/index.php/jas/article/view/74062 ).
Esses artigos têm como primeiro autor o professor Dr. Joaquim José de Carvalho, cujo objetivo foi estudar o potencial de uso de efluente de um matadouro de gado para plantio de capim. Nesse quinto e mais recente artigo, o professor ratifica o potencial de uso de águas residuárias para produção de alimento animal em solo do Cerrado e mostra as alterações microbianas durante todo o processo. Foram estudados a diversidade de bactérias fixadoras de nitrogênio e de fungos micorrízicos arbusculares pela extração do DNA e pelo perfil de bandas em eletroforese em gradiente de desnaturação. Esses microrganismos são fundamentais para a fertilização do solo.
O professor Dr. José Geraldo afirma: “Estou muito satisfeito com os resultados das pesquisas que têm a participação de uma equipe. Eles podem ser a base para novos estudos que visam a sustentabilidade de uso da água e a redução ou eliminação do desmatamento do nosso Cerrado para novas fronteiras agrícolas. Os artigos são consequências da dedicação pessoal e do trabalho em equipe.”