Alunos da disciplina de Impacto Ambiental, acompanhados da Prof. Dra. Michele Ribeiro Ramos, visitaram o Aterro Sanitário de Palmas nesta quarta feira dia 03 de outubro. Os acadêmicos foram recebidos pelo engenheiro civil Dr. João Marques e pelo economista lixólogo Aderluzio.
Na ocasião, visitaram as células que estão em funcionamento, onde é feita a deposição e compactação dos resíduos, juntamente com uma camada de argila de aproximadamente 30 cm. As células que estão em construção também foram visitadas e posteriormente, os acadêmicos foram até as lagoas de decantação e decomposição aeróbica e anaeróbica. Neste local foi possível observar a atividade das bactérias na transformação do resíduo líquido (chorume) produzido nas células, que é coletado por canais internos e levados para as referidas lagoas. Na última lagoa, que recebe o resíduo após todo o processo biológico de decomposição, verificou-se a presença de aves e patos habitando o local, indicando a eficiência dos processos na depuração do chorume.
Os alunos do curso de engenharia civil puderam verificar, analisar e discutir todas as medidas mitigadoras adotadas pelo Aterro Sanitário de Palmas para minimizar os impactos nos meios físico, biológico e antrópico. O objetivo final da visita é uma avaliação sobre todos os procedimentos que estão sendo executados hoje pela administração do Aterro sanitário e a proposição de novas alternativas para os impactos ainda gerados na área.