Visita Técnica a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

31/08/2019 • Atualizado em 31/08/2019 12:53

Neste sábado - 31/08,  os acadêmicos da disciplina Impacto Ambiental, com a coordenação da Prof. Dra. Michele Ribeiro Ramos, fizeram uma visita técnica na Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil de Palmas-TO Essa atividade é muito importante para a disciplina de Impacto Ambiental, que tem como objetivo preparar o engenheiro para atuar na área de projetos de EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), compreender o ambiente de suas diversas formas e entender que as sobras das construções são resíduos extremamente valiosos e que podem ser reutilizados minimizando danos ao meio ambiente.

  

Na ocasião foi apresentada a estrutura física da usina, como é feita a triagem dos materiais, comercialização dos resíduos, e toda a logística e funcionamento do local.
O projeto começou com a iniciativa de construtoras que perceberam a quantidade de resíduos produzidos nas obras em Palmas, para os quais não havia uma destinação correta, a não ser o descarte no Aterro Sanitário, causando vários problemas, dentre os quais a redução da vida útil do aterro.
A retirada de materiais da usina é feita gratuitamente, pagando-se apenas o frete,  que pode ser feito pela própria usina ou pode ser terceirizado. A taxa cobrada para quem quiser descartar resíduos da construção civil é de R$ 20,00 para pessoa física. 

  

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a usina e irão agora elaborar um parecer técnico sobre a visita contemplando todos os aspectos legais e ambientais do seu funcionamento. Deverão apontar também neste relatório os impactos positivos gerados com o funcionamento da usina, e deverão fazer proposições para melhoramento dos processos e para mitigações de impactos.

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado