Engenharia em Madeira foi tema da Aula Magna de Engenharia Civil

04/09/2019 • Atualizado em 04/09/2019 16:47

Nesta segunda-feira dia 02 de setembro foi realizada a Aula Magna de Engenharia Civil. O tema desta aula foi Engenharia em Madeira.

Enquanto os participantes chegavam ao auditório central, o acadêmico do curso Lucas Matheus e o Prof. Me. Fernando Moreno fizeram o já tradicional momento cultural dos eventos da Engenharia Civil. 

Iniciando a programação da noite, o Capelão do CEULP/ULBRA - Pastor Heitor Stahnke conduziu um emocionante devocional, onde foi lembrado o ofício que Jesus aprendeu com seu pai: o ofício de carpinteiro.

      

A Prof. Cíntia Fernandes Maximiano, apresentou aos alunos as principais atividades da Ulbratech: comentou sobre o Edital Ulbratech de Pré-incubação de Ideias, apresentou o Prêmio Inova Ceulp,  o Programa Consultor Trainee Ulbratech e convidou os alunos para particiram do Palmas startupweekend em 13, 14 e 15 de setembro. Também convidou-os para o campus party em fevereiro de 2020, destacando que os primeiros dois inscritos para esse evento são acadêmicos de Engenharia Civil, e apresentou a FECIT, que será realizada entre 19 e 21 de setembro. Os alunos ficaram empolgados com tantas oportunidades nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia e Mercado.

Em seguida o Prof. Me. Denis Parente fez a apresentação do Edital de Competição Mola, atividade que será desenvolvida na IX Jornada de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, entre os dias 15 e 17 de outubro. Ele detalhou as etapas da competição, comentou sobre as premiações e prazo de inscrição.

    

Prosseguindo com a programação da Aula Magna, os acadêmicos integrantes da ATLÉTICA EXTREMA – Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, convidaram os alunos a participar desta associação, destacando que suas atividades visam promover e difundir a prática do esporte entre os alunos do CEULP/ULBRA, colaborando para o desenvolvimento do esporte universitário.

O palestrante da noite foi o Engenheiro Civil Daniel Salvatore, formado em 1997 pela FEI e Mestre em Habitação pelo IPT em 2006. E a novidade foi a palestra ter sido por videoconferência: por problemas de atrasos e cancelamentos em vôos, Salvatore não conseguiu chegar a Palmas em tempo, pois o vôo sofreu atraso na saída de São Paulo-SP, perdendo a conexão em Brasília-DF. Mas como Daniel Salvatore estava com a palestra montada para os alunos de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, ele rapidamente organizou-se e conseguiu transmitir sua apresentação para o público presente no Auditório Central.

Ao final, mesmo com o imprevisto da ausência física do palestrante, pôde-se aproveitar de uma palestra de 1 hora e 20 minutos, em que Salvatore comentou sobre os diversos aspectos que envolvem a concepção, o dimensionamento, a fabricação e a montagem de estruturas de madeira. 

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado