DNPM e UnB assinam termo de parceria para uso de calcita ótica

24/04/2012

O Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso, e o Reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Júnior, assinaram nesta sexta-feira (20), em Brasília, o termo de cessão de uso de oito exemplares de amostra de calcita ótica.  O objeto desse termo tem caráter educacional e cultural, bem como a disseminação de conhecimento científico aos alunos da UnB.

 

O Reitor da UnB, Geraldo Júnior, disse que, além de ser um instrumento de aproximação entre o DNPM e a Universidade, mostra que a agenda está ativa. Segundo o Reitor, o material tem utilidade para estudos   e também para o acervo do museu de minerais e rochas da universidade.

 

Ainda de acordo com o Reitor, tanto do ponto de vista da demonstração da existência de minerais quanto da pesquisa isso é muito importante para UnB.

 

O Diretor-Geral DNPM, Sérgio Dâmaso, afirmou que esse tipo de parceria é muito importante para ações futuras de capacitação. Ele explicou que órgão está elaborando um plano de capacitação que contemple a parceria com as universidades. “Esperamos que este momento tenha sido o início de uma longa relação entre as duas instituições”, declarou.

 

Calcita Ótica

É um dos minerais de ocorrência mais comum e disseminada, sendo constituinte de rochas sedimentares, ígneas e metamórficas.

 

A calcita apresenta amplo emprego na indústria, onde é utilizada na fabricação de cimento, papel, plástico, borrachas, tintas, fibra de vidro, e cosméticos, entre outros. Pode ser utilizada também como peça de coleção e em terapias alternativas para o tratamento de saúde.

 

O emprego deste mineral é também localizado na indústria de equipamentos ópticos e de lentes de alta precisão para mira de armamentos e de raio laser. Para este fim, são necessários cristais centimétricos, incolores, sem inclusões ou impurezas. Esta variedade de calcita com qualidade óptica é conhecida como espato de Islândia, de cálcio, calcário ou duplo.

 

Participaram também da cerimônia de entrega das amostras de calcita ótica o Procurador-Chefe, Antônio Salmeirão; o Procurador responsável pelos Bens Minerais Apreendidos do DNPM, Doracy Fernandes de Almeida Júnior; o Assessor da Diretoria-Geral Luiz Barbosa Barros; o Geólogo David Siqueira; o Diretor do Instituo de Geociências da UnB, Detlef Hans-Gert Walde; além de Professores e representantes da UnB.

 

 

Fonte: Mining.com

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Laboratórios Especializados
  • Softwares Usados pelas Empresas de Mineração
  • Parcerias Internacionais
  • Corpo Docente Atuante na Área
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento