Nesta terça-feira, um grupo de bilionários e ex-cientistas da NASA vai anunciar a Planetary Resources Inc., a primeira empresa de mineração de asteroides na história. Eles dizem que isto vai “acrescentar trilhões de dólares ao PIB global” e vai “ajudar a garantir a prosperidade da humanidade”.
O grupo de investidores e cientistas na equipe da empresa é impressionante:
…incluindo Larry Page e Eric Schmidt, Ph.D., do Google; o cineasta e explorador James Cameron; o presidente da Intentional Software Corporation e ex-chefe de arquitetura de software na Microsoft, Charles Simonyi, Ph.D.; fundador do Sherpalo e membro fundador do Conselho Administrativo do Google, K. Ram Shriram; e o presidente da Hillwood e do Perot Group, Ross Perot Jr.
Extrair recursos de asteroides não é uma proposta tão maluca assim, e o retorno sobre o investimento pode ser incrível. Tanto que eles estão convencidos que podem “acrescentar trilhões de dólares ao PIB global”. E o mais importante, isto pode resolver muitas das nossas necessidades materiais, à medida que os recursos na Terra acabam rápido.
Mas isso tudo é factível? Ainda não foram divulgados detalhes, mas se eles vão investir milhões de dólares nisso, pode ter certeza de que é factível e será lucrativo. Eles não precisam viajar pelo espaço para pegá-los: há muitos asteroides passando próximo à Terra que podem ser acessíveis.
Na verdade, já existem diversos planos na prancheta de cientistas e engenheiros.
Nem precisa dizer que, apesar do resultado desta empreitada provavelmente chegar só em alguns anos, há todo um entusiasmo por trás dela. Se a Planetary Resources tiver sucesso, será uma nova era para a humanidade.
A conferência à imprensa para revelar os objetivos da Planetary Resources será feita no Museum of Flight em Seattle (EUA), amanhã às 14h30 (horário de Brasília), e será exibida online por streaming no link a seguir. Fique atento.[Planetary Resources]
Fonte: Mining.com