O Ministério de Geologia, Minas e Indústria inicia, em Maio, negociações com grupos de prospecção no país para a aplicação do novo Código de Licença Mineira, anunciou o titular da pasta no Dia do Mineiro em Angola.
Joaquim David disse que o processo de negociação deve incluir, entre outros, os sectores dos diamantes e do ferro.
O novo Código foi criado por uma comissão multissectorial constituída por representantes dos Ministérios dos Transportes e das Finanças, do Banco Nacional de Angola e de todas outras áreas que concorrem para a actividade mineira.
O ministro pediu aos trabalhadores do sector institucional da geologia e minas que assimilem o novo Código de Licença Mineira e que analisem a importância do seu conteúdo do documento, de forma aplicá-lo de forma cabal.
Joaquim David lembrou que “o sector mineiro é uma actividade de tecnologia de ponta, de intensidade capital, de dureza de trabalho e de muitas perspectivas”, como o petrolífero.O bom momento por que passa o sector, referiu, é resultado de mais de 20 anos de trabalho em parceria com as melhores companhias de exploração mineira do mundo.
Investimentos da SMC
O director da Sociedade Mineira de Catoca (SMC) disseque a companhia está a criar condições para começar a explorar uma nova mina de diamantes em Txiuzo, Saurimo, “no quadro de um plano estratégico de expansão e diversificação”.
José Ganga Júnior, que fez o anúncio, em Saurimo, salientou que este passo é o início de “uma longa caminhada”, cujo objectivo é fazer com que a SMC se instale no Bié, no Kwanza-Sul e a Lunda-Norte para corresponder aos esforços destinados a “expandir os serviços de mineração no país”.
Para materializar estes objectivos, referiu, o sector aposta na formação de técnicos capazes de desenvolverem trabalho com qualidade.
A SMC, afirmou, construiu um bairro social com cerca de duas mil casas para os trabalhadores e apoia projectos de fomento de empreendedorismo, agricultura e de piscicultura.
Fonte: Mining.com