Missão da Federaminas reforça intercâmbio comercial com a China

03/05/2012

BELO HORIZONTE - O fechamento de negócios em vários segmentos de produção, principalmente maquinário pesado, material de construção civil e equipamentos de Tecnologia da Informação, foi o principal saldo da participação da missão empresarial organizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), para a Canton Fair 2012 (Feira de Cantão), realizada em Guangzhou, na China, entre 15 e 24 de abril. A delegação, constituída de mais de 20 empresários ligados a Associações Comerciais de diversos municípios mineiros, contou com o apoio do Sebrae-MG.

 

O interesse da Federaminas em fomentar o intercâmbio de negócios dos empresários mineiros com o país asiático foi manifestado pelo presidente Wander Luis Silva, que liderou a missão ao reunir-se durante a Canton Fair com dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC).

 

O líder empresarial destacou o expressivo potencial existente para o incremento de negócios entre Minas Gerais e o gigante asiático, daí a aproximação com essa Câmara, que trabalha em diversas parcerias com o objetivo de promover a cooperação entre os dois países. Na última década foi registrado um crescimento de 2000% nas trocas comerciais.

 

Wander Luis avalia que a China, atualmente o principal parceiro comercial do Brasil, conta com o maior mercado consumidor do mundo, da ordem de 500 milhões de clientes potenciais, gerando, portanto, oportunidades de negócios para Minas em diversas áreas. A parceria sino-brasileira abrange negócios nos setores de agronegócios, energia, mineração, siderurgia, automotivos, logística, papel e celulose, telecomunicações, eletroeletrônicos, máquinas, serviços, têxtil.

 

Visitas
 

Além da participação na Canton Fair, considerada o maior encontro da indústria chinesa com o mundo pela sua grandiosidade, já que conta com 60 mil estandes e cerca de 300 mil visitantes, a missão empresarial da Federaminas visitou Xangai, Pequim e Hong Kong. Em Guangzhou, local da feira, os empresários mineiros tiveram agenda técnica de visitas institucionais e empresariais e, inclusive, agendamentos pontuais por empresa.

 

Participaram da viagem à China 22 empresários ligados às Associações Comerciais das cidades de Araxá, Arcos, Belo Horizonte, Caratinga, Espinosa, Ipatinga, Janaúba, João Monlevade, João Pinheiro, Juruaia, Patos de Minas, Teófilo Otoni e Uberaba.

 

Conforme o presidente da Federaminas, Wander Luis, a participação mineira na Canton Fair passa a integrar o programa de ação internacional da entidade, que já abrange a ida de missão empresarial à convenção anual da National Retail Federation (NRF), em Nova York (EUA).
 

 

 

 

 

Fonte: Mining.com

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Laboratórios Especializados
  • Softwares Usados pelas Empresas de Mineração
  • Parcerias Internacionais
  • Corpo Docente Atuante na Área
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento