A Vale pretende produzir 4,6 milhões toneladas de carvão em sua mina Moatize, em Moçambique, neste ano, enquanto aumenta a produção para abastecer a crescente demanda da Ásia, disse uma autoridade sênior da companhia nesta quinta-feira (30).
A Vale começou a produzir carvão em Moatize no ano passado, com as primeiras exportações deixando Moçambique em setembro, e está investindo fortemente para aumentar a capacidade da mina para 11 milhões de toneladas até 2014, e para 22 milhões de toneladas até 2017.
"Nossa produção ainda é restrita pela capacidade limitada no porto de Beira e da linha de ferro de Sena", disse aos jornalistas Ricardo Saad, diretor da Vale Moçambique.
"Temos muita produção estocada na mina e esperamos que, quando a renovação da linha de Sena estiver concluída, possamos começar a acelerar nossa capacidade de produção."
A mineradora também está investindo US$ 4,5 bilhões para reabilitar uma outra ferrovia e o porto de Nacala para transportar o carvão da mina, passando parcialmente por Malawi.
A linha vai transportar 30 milhões de toneladas de carvão quando concluída, de minas operadas pela Vale e outras produtoras.
Fonte: Folha de São Paulo