Dúvidas sobre medicamentos?

Os acadêmicos de farmácia fazem atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h ás 18h

Por Danielle Teles – Palmas-TO
23/03/2011

O Centro de Informação sobre Medicamento (CIM) tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisas técnicas e científicas que venham atender gratuitamente as dúvidas da comunidade sobre os medicamentos.
O projeto existe a 25 anos no Brasil, tendo como primeira realização o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (CEBRIM), em Brasília, onde profissionais que desejam atuar na área buscam treinamentos e capacitações. Atualmente, existem mais de 23 centros no país localizados em conselhos, universidades e hospitais.

No Tocantins, o projeto foi idealizado pela professora mestre Márcia Germana Alves, sendo implantado em 2004 no curso de Farmácia do CEULP/ULBRA como 1º e único CIM do estado. Em suas realizações, o CIM totaliza cerca de 7 professores capacitados; 300 acadêmicos treinados para atender; respondeu a mais de 700 perguntas; e produziu mais de 50 boletins com informações explicativas sobre assuntos relacionados aos medicamentos e saúde.

Os estagiários são acadêmicos em finalização do curso, e recebem treinamento para o atendimento, conforme as regulamentações do CEBRIM.
As atividades realizadas são acompanhadas pela professora especialista Emília Jacinto Trindade. A acadêmica do 7º período de Farmácia e estagiária do CIM, Maressa Araújo, avalia sua participação no projeto como um meio de enriquecer seus conhecimentos com pesquisas de referencial bibliográfico, além de desenvolver a prática com a proximidade do público que irá atender após graduada.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Grace Pelissari, “o atendimento não se resume em passar orientações sobre o uso correto de medicamentos, mas também orientar quanto seu armazenamento, descarte, diluição e, principalmente, os riscos do uso indevido de medicações, podendo evitar muitas vezes a automedicação e problemas ambientais”.

Para aqueles que possuem qualquer dúvida sobre algum medicamento, os atendimentos são realizados, pessoalmente, ou pelo telefone (63) 3219-8069. As respostas são elaboradas sob supervisão de um Farmacêutico responsável, que atende a comunidade e profissionais da área da saúde, que buscam obter respostas claras e diretas com base na literatura científica.
 

Veja também

#vempraulbra

Valorize o seu diploma estudando no melhor curso de Farmácia do Tocantins
  • Corpo docente experiente e qualificado
  • Laboratórios modernos e em todas as áreas
  • Estágio garantido em hospital, farmácia de manipulação, drogaria e análises clínicas
  • Mais de 800 horas de estágio nas diferentes áreas de atuação
  • Matriz curricular que atende às necessidades do mercado
  • Excelente conceito no ENADE
  • Egressos em cargos de destaque no mercado