Curso de Farmácia do Ceulp/Ulbra participa do I Encontro de Descarte de Medicamentos

16/10/2012 • Atualizado em 16/10/2012 11:34

O Brasil não dispõe atualmente de legislação específica para o gerenciamento de resíduos com a abrangência e alinhamento ao novo marco regulatório trazido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305). O assunto está atualmente abordado de forma fragmentada em normas distintas, para determinados setores da cadeia de produção farmacêutica. As normas atuais não tratam da responsabilidade compartilhada de cada ente da cadeia farmacêutica e não abordam os resíduos de medicamentos domiciliares causando:

- A agressão ao meio ambiente, contaminação da água, do solo e de animais.

- Riscos à saúde de públicos vulneráveis que possam reutilizá-los (crianças, pessoas carentes, idosos etc.)

- O consumo indevido de medicamentos descartados indevidamente pode levar ao surgimento de reações adversas graves, intoxicações, entre outros problemas.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas (SINITOX), no Brasil, desde 1996, os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações. Dados mais recentes apontam que são a segunda causa de óbito decorrentes de intoxicação em seres humanos.

Por esses e outros motivos, o I Encontro de Descarte de Medicamentos, propõe uma mudança cultural e abrangente em gestão de resíduos sólidos de saúde, envolvendo profissionais da saúde, entidades de classe e universidade. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-TO) aconteceu no dia 11/10 às 08:00h no Auditório do Conselho Regional de Medicina do Tocantins.

Como resultado das discussões, ficou agendado para o dia 25 de outubro de 2012, um encontro para discutir estratégias de como tratar os resíduos de medicamentos no Estado do Tocantins. O curso de Farmácia do Ceulp/Ulbra, juntamente com o projeto de Arrecadação de Medicamentos, coordenado pela Prof. Emília Jacinto Trindade, tem parceria confirmada.

Confira fotos do evento em nossa galeria de imagens, clicando aqui!

Veja também

#vempraulbra

Valorize o seu diploma estudando no melhor curso de Farmácia do Tocantins
  • Corpo docente experiente e qualificado
  • Laboratórios modernos e em todas as áreas
  • Estágio garantido em hospital, farmácia de manipulação, drogaria e análises clínicas
  • Mais de 800 horas de estágio nas diferentes áreas de atuação
  • Matriz curricular que atende às necessidades do mercado
  • Excelente conceito no ENADE
  • Egressos em cargos de destaque no mercado