A acadêmica do curso de farmácia Rayane Brito, participou, entre os dias 03 e 09 de agosto, do projeto VER-SUS/Brasil, uma proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, com a UNE, com o CONASS e com o CONASEMS.
Nesse projeto, juntamente com mais vinte e quatro acadêmicos da área da saúde de diferentes instituições de ensino do país, foram realizados estágios de vivência no SUS, oportunidade na qual puderam visitar diferentes órgãos, como por exemplo, Laboratório Central do Tocantins – LACEN, Hemocentro, Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Hospitais, SAMU, Assentamentos, Quilombolas, Aldeias indígenas, entre outros.
Rayane destacou a importância de sua participação no projeto: “Foi uma oportunidade única de conhecermos e discutirmos vários pontos importantes da Saúde Pública. As visitas e rodas de conversa ao final do dia nos oportunizaram entender como funciona a gestão do sistema, os problemas a serem resolvidos e as práticas de sucesso de cada local. Além disso, vimos as perspectivas e oportunidades desse campo de atuação nas mais diferentes profissões”.
Do ponto de vista da participação de profissionais farmacêuticos, Rayane acredita que ainda há muito espaço a ser conquistado e que esse é um desafio que deve ser de todos. “Em vários locais visitados, foi possível perceber a demanda que existe quanto à participação do farmacêutico. Em outros, é visível como esse profissional contribui com a melhora da saúde do usuário e com a gestão do órgão", comenta Rayane.
O projeto, que está na sua segunda edição, acontece de forma anual, é gratuito e aberto a todos os acadêmicos da área da saúde. “Mudou minha forma de enxergar o SUS. Apesar de ter algumas disciplinas no curso sobre o assunto, nada se compara à vivência desses dias”, declara a aluna.
Veja na nossa galeria, algumas fotos das atividades desenvolvidas no projeto.