O sentimento de pertencimento social como um direito básico e universal

Profa Dra Rosana Carneiro publica artigo nos Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Confira aqui!

01/08/2014 • Atualizado em 01/08/2014 15:01

Caros leitores,

Temos a satisfação de comunicar que a última edição de Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, lançada em julho de 2014, se encontra disponível no endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/issue/view/2124.

Classificado na categoria B1 pelo sistema de avaliação QUALIS da CAPES, o periódico é editado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas -PPGICH, (Doutorado em Ciências Humanas) da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Em virtude de seu caráter interdisciplinar, divulga produção intelectual e resultados de pesquisa nas três grandes áreas temáticas do curso de doutorado que lhe deu origem: Condição Humana na Modernidade, Estudos de Gênero e Sociedade & Meio Ambiente.

 

O sentimento de pertencimento social como um direito básico e universal
Rosana Carneiro Tavares

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2014v15n106p179

Este trabalho apresenta o estudo da condição humana, elaborado por Doyal e Gough (1994), fazendo interface com a Psicologia Social Crítica. Esses autores propõem uma compreensão objetiva e universal das necessidades humanas, e incluem, na esfera dos direitos sociais, que devem ser providos pelo Estado, necessidades que extrapolam a necessidade material. Os referenciais sócio-históricos da desigualdade social, pela perspectiva dialética, são estruturantes das discussões aqui desenvolvidas. A interface com a Psicologia Social Crítica é possível quando os autores incluem fatores psicossociais nas necessidades básicas de todo ser humano, evidenciando que o enfrentamento da desigualdade social deve superar o modelo de política pública, que transforma perversamente a exclusão social em inclusão, sem considerar as diversas formas de legitimação social que determinam ou que são determinadas pela desigualdade.


Palavras-chave

Autonomia pessoal; Desigualdade social; Psicologia social; Políticas públicas

Texto completo:
PDF/A

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento