1º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva do Tocantins promoveu debate sobre deficiência visual

A ação foi uma iniciativa da SECULT, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e com o Alteridade - CEULP/ULBRA

Por Coordenação de Psicologia – Palmas-TO
17/08/2015 • Atualizado em 17/08/2015 18:31

 

O 1º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva no Tocantins aconteceu na quinta-feira, 13, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). A ação foi uma iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, para a formação sobre tecnologias assistivas e leitura inclusiva no campo da deficiência visual e com o Alteridade - CEULP/ULBRA

O público contou com a participação de agentes formadores de áreas relacionadas à educação especial e à leitura, como professores e bibliotecários. A biblioteconomista da Secult, Alessandra Batista, explicou que o objetivo é capacitar profissionais para que eles sejam multiplicadores do conhecimento adquirido durante o encontro. “A ideia da Secretaria da Cultura é disseminar a iniciativa pelo Estado e fazer parcerias com outras instituições para que as pessoas com qualquer tipo de deficiência tenha acesso a serviços especializados”, explicou.

 

 

A programação do encontro contou com a palestra “Leitura Inclusiva”, ministrada pela responsável pelos serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill, Perla Assunção, e pela professora e também deficiente visual, Maria Dinalva Tavares. De acordo com Perla Assunção, existem muitas iniciativas no Tocantins, tanto pública, quanto privada, na área de leitura inclusiva. “O que faltava era o encontro e a articulação dessas iniciativas para a formação da rede. Com esse primeiro encontro e com a implantação da rede no Estado será fica mais fácil promover o intercâmbio e o compartilhamento de saberes”, ressaltou.

 

 

No período da tarde, os participantes conheceram alguns softwares de tecnologias assistivas, que auxiliam o aprendizado de pessoas com deficiência visual, como o DOSVOX, NVDA e JAWS. As oficinas foram ministradas pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Euler Rui Barbosa, que também é deficiente visual.

 

Rede de Leitura Inclusiva

A rede está presente em 22 estados brasileiros, contando com o Tocantins e Distrito Federal, e até o ano de 2016 deverá estar presente em todo o país para a formação de um rede nacional de leitura inclusiva e a realização de um encontro nacional para o intercâmbio de experiências positivas sobre ações que incluem o livro, a leitura e biblioteca sob a perspectiva da inclusão das pessoas com deficiência.

 

Alteridade

O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes  tem como objetivo dar suporte psicológico aos alunos do CEULP/ULBRA no que se trata da acessibilidade, processos de ensino e aprendizagem, saúde mental e desenvolvimento de habilidades profissionais no contexto universitário. O Alteridade é um dos projetos de Extensão do Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA e é coordenado pela professora Dra Ana Beatriz Dupré. 

 


Fonte:
http://cultura.to.gov.br/noticia/2015/8/13/1o-encontro-da-rede-de-leitura-inclusiva-do-tocantins-promove-debate-sobre-deficiencia-visual/ 

 

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