No dia 2 de setembro foi realizada a mesa redonda “Espiritualidade e Morte”, primeiro evento da série “Desmitificando a Morte: antes, durante e depois”.
O evento, que lotou o Auditório Central do CEULP/ULBRA, foi totalmente organizado pelos alunos da disciplina Tópicos Especiais em Psicologia a partir do desafio lançado pelo professor da disciplina, Fabiano Fagundes.
A mesa redonda contou com a participação dos convidados Francisco de Assis Bucar, representando a religião muçulmana, Nayon Abel Kikuchi Silva, representando o budismo, Edy Cesar dos Passos Júnior, representante ateu, Rosivânia Tosta, representante evangélica, Daniel Araújo, representante espírita, e Márcio Ferdinando de Figueiredo Gonçalves, representante católico.
Durante duas horas os convidados apresentaram como é encarada a morte de acordo com suas convicções religiosas e também responderam a perguntas da plateia. Diferentes formas de ver e pensar a morte foram apresentadas e discutidas, deixando no público o entendimento de que muito há de se entender para poder se respeitar as diferenças e a individualidade.
No dia 2 de outubro ocorrerá a segunda parte do evento, quando se discutirá a relação dos profissionais da saúde com a morte.