Arte como recurso terapêutico é tema do Psicologia em Debate

09/03/2016 • Atualizado em 21/03/2016 17:21

A "Arte Como Recurso Terapêutico" será a discussão desta quarta feira, na agenda do Psicologia em Debate. O trabalho será apresentado pela psicóloga Ana Carolina Peixoto, que desenvolveu pesquisa sobre o tema no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD III), em Palmas.

A pesquisa desenvolvida junto a usuários de álcool e outras drogas propôs-se a questionar a forma como a arte vem sendo utilizada no tratamento desses pacientes, se seu papel terapêutico vem sendo explorado ou ignorado. Para embasar seu trabalho, a pesquisadora conta que foi a fundo na história da arte como recurso terapêutico fazendo "um apanhado sobre a reforma psiquiátrica desde os primórdios dos tempos em que foram construídos os asilos, como eles foram gerados a partir dos leprosários na Idade Média até os tempos atuais, em que existe a reforma psiquiátrica". Ana Carolina estudou "a arte como dispositivo desistintucionalizado, não a arte produtora de obras que visa um produto final, mas a arte como um processo que poderia ser terapêutico e engendrar novas possibilidades", afirma.

A pesquisadora propõe ainda uma séria reflexão: "eu trago as várias configurações da arte, desde quando ela era uma forma de corroborar com os diagnósticos nos asilos psiquiátricos até hoje, quando ela é desistintucionalizada. Mas ainda fica a pergunta: será que ela é mesmo desistintucionalizada ou está servindo apenas como ocupação do tempo?", questiona.

No decorrer de sua pesquisa, Ana Carolina percebeu que muitas vezes a arte vem sendo utilizada apenas como uma forma de ocupar o tempo para que os usuários do sistema CAPS não venham usar drogas. Os resultados encontrados pela pesquisadora serão apresentados e discutidos na palestra desta quarta.

 

Serviço:

O Projeto Psicologia em Debate acontece toda quarta-feira, a partir das 17h15 na sala 203 do prédio da Psicologia, no Ceulp/Ulbra.

Tem como objetivo ser espaço para divulgação de trabalhos científicos da psicologia, promover diálogo entre acadêmicos e pesquisadores e incentivar os estudantes à pesquisa e extensão e divulgação de ideias.

 

Mais informações:

Cristina D'Ornellas Filipakis - Coordenadora Adjunta de Psicologia do CEULP/ULBRA

(63) 3219 8068

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento