O primeiro encontro do Grupo de Estudo de Psicanálise, que aconteceu nesta terça, 08, foi marcado pela leitura e análise do texto “Luto e Melancolia”, de Sigmund Freud e atraiu estudantes e profissionais da psicologia.
O objetivo do grupo, segundo o professor doutor em psicanálise Adriano Oliveira é “congregar estudantes, profissionais e professores interessados em estudar a psicanálise mais aprofundadamente”. No primeiro momento o grupo deve “aprofundar textos muito importantes de Freud que são bases para compreensão do pensamento psicanalítico”, mas também irá entrar no campo das psicopatologias, afirma Oliveira.
O grupo de estudos, de caráter permanente, pretende "criar um espaço onde não somente alunos da Ulbra mas, profissionais possam participar e fazer leitura juntos e discutir conceitualmente a psicanálise. Já que Palmas não tem uma tradição psicanalítica, a intensão também é essa", pontua o professor.
O projeto, coordenado por Oliveira, está vinculado ao recém criado Laboratório de Pesquisa e Estudos da Psicanálise, e contará com reuniões quinzenais que acontecerão, provisoriamente, na sala 203 do bloco da Psicologia, no Ceulp, mas será transferido para o Laboratório de Pesquisa e Estudos da Psicanálise em breve. Os participantes receberão certificado de participação ao final de um ano. Interessados ainda podem ingressar ao grupo na próxima reunião, dia 22 de março.
Serviço:
Grupo de Estudo de Psicanálise
Coordenação: Prof. Doutor Adriano Oliveira
Reuniões: quinzenalmente, às terças-feiras (próximo dia 22/03)
Local: provisoriamente na Sala 203, Bloco de Psicologia, CEULP/Ulbra
Aberto a estudantes, profissionais e professores interessados
Mais informações: (63) 3219 8068