Os alunos de Teorias e Técnicas Psicoterápicas IV, sob orientação do Professor Ms. Wayne Francis Mathews, apresentaram no mês de outubro, nas dependências do CEULP/ULBRA, seus próprios genogramas familiares, como parte do processo avaliativo da disciplina.
O genograma é um formato para representar uma árvore genealógica que recorda informações sobre os membros de uma família e suas relações durante pelo menos três gerações. É um instrumento que demonstra aos acadêmicos um retrato de padrões relacionais complexos e os auxilia fornecendo hipóteses para possíveis problemas. "Se os alunos forem terapeutas, ou ocuparem qualquer outra função como psicólogos, devem saber lidar com a própria família. Há muitos fantasmas, problemas e muitas coisas boas para serem percebidas", diz o Prof. Ms. Wayne Mathews.
Para a acadêmica Maria da Guia, que apresentou seu genograma, "foi muito positivo, pois na construção desse genograma pude ter contato com meus familiares e descobrir muitas coisas que eu não conhecia". Com o conhecimento dessa ferramenta os acadêmicos adquirem habilidades essenciais como futuros profissionais de Psicologia, como as capacidades de descompartimentar a avaliação e o tratamento familiar, e descobrir os pontos fortes e vulnerabilidades da família em questão.