Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, os acadêmicos de Psicologia têm os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) avaliados por banca de professores, conforme prevê o regulamento.
O curso convida a comunidade acadêmica, familiares e amigos para prestigiarem as defesas das pesquisas realizadas pelos futuros psicólogos.

Agenda:
24 de novembro de 2016
Horário: 8h
Sala: 208 – CEULP
Acadêmica: Sâmya Viana Duarte
Banca: Prof. Me. Fabiana Fleury Curado (orientadora), Prof. Dra Ana Beatriz Dupré Silva e Prof. Me. Mayra Dias Tavares
TCC: O Perfil dos Psicólogos que atuam no contexto hospitalar em Palmas – TO
Resumo: O presente estudo buscou identificar o perfil dos psicólogos que atuam em instituições hospitalares públicas de Palmas - TO. Trata-se de uma pesquisa de campo, de investigação descritiva, com procedimento metodológico de levantamento e natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada nos três Hospitais Públicos de Palmas – TO e utilizou para obtenção dos dados uma entrevista semi-estruturada, sendo esta aplicada em um psicólogo de cada setor que integra a equipe multidisciplinar de cada instituição, somando um total de 22 entrevistados. A partir dos dados obtidos, as respostas dos participantes foram agrupadas e categorizadas de acordo com os temas de cada pergunta. Em seguida, fez-se uma análise dissertativa destes resultados. A construção deste perfil se deu a partir de três categorias, sendo estas: o delineamento da formação acadêmica, na qual a maioria apresenta-se entre 7 e 10 anos de formados em Psicologia, utilizam-se de alguma abordagem teórica para atuar na área, embora não tenham tido suporte acadêmico durante a graduação; a atuação hospitalar, o maior resultado alcançado foi entre 4 e 7 anos, sendo vista para a maioria, como uma oportunidade de emprego; e as práticas profissionais desenvolvidas sendo acolhimento, atendimento individual/grupal tanto ao paciente quanto ao familiar, atuação multiprofissional e, mediação de conflitos e suporte a equipe de saúde, visto que um dos maiores desafios em desenvolvê-las está relacionado as condições insalubres da saúde pública. Através da identificação destes aspectos, foram ainda, elaboradas reflexões acerca de como a categoria está desempenhando e contribuindo para a formação de um espaço da Psicologia no âmbito hospitalar.
A atividade é gratuita e vale 1h de atividade complementar.