Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, os acadêmicos de Psicologia têm os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) avaliados por banca de professores, conforme prevê o regulamento.
O curso convida a comunidade acadêmica, familiares e amigos para prestigiarem as defesas das pesquisas realizadas pelos futuros psicólogos.

Agenda:
28 de novembro de 2016
Horário: 17h
Sala: 208 - CEULP
Acadêmica: Even Amanda Alves da Silva
Banca: Prof. Me. Márcia Mesquita Vieira (orientadora), Prof. Me. Cristina D'Ornellas Filipakis e Prof. Me. Fabiana Fleury Curado
TCC: Mediação de conflitos - um estudo sobre a percepção dos estudantes acerca do empoderamento como mediadores no âmbito jurídico
Resumo: Esta pesquisa explorou o processo de empoderamento de estudantes, a fim de compreender as perspectivas que compõe um território em processo de construção, que é o uso da Mediação de Conflitos. Quanto à finalidade metodológica e ao local a mesma apresenta delineamento da pesquisa aplicada em campo, dado que se concretizou junto a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pois retrata a perspectiva dos participantes; interpretando os fenômenos de acordo com os significados que possuem para os mesmos, neste contexto. Foram realizados grupos focais exploratórios e as informações levantadas submetidas ao método de análise do discurso, pois este propicia realizar uma leitura do texto enfocando a posição discursiva dos sujeitos envolvidos, enquanto produtores de sentidos. Os participantes da pesquisa são Mediadores de Conflitos, ou seja, estudantes das áreas do Serviço Social, da Psicologia e do Direito, que atuam no Projeto “Salas de Mediação” da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Houve recorte amostral e participaram da pesquisa apenas três regionais. Cada regional conta com três estudantes, totalizando assim nove participantes. A coleta de dados foi realizada no período de setembro a outubro de 2016. A partir desta pesquisa objetiva-se: compreender o processo de empoderamento dos estudantes na realidade local, a partir de sua própria percepção em relação a essas novas configurações, que ampliam seus espaços ocupacionais e contribuem no processo de apropriação profissional.
A atividade é gratuita e vale 1h de atividade complementar.