Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, os acadêmicos de Psicologia têm os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) avaliados por banca de professores, conforme prevê o regulamento.
O curso convida a comunidade acadêmica, familiares e amigos para prestigiarem as defesas das pesquisas realizadas pelos futuros psicólogos.

Agenda:
30 de novembro de 2016
Horário: 15h
Local: SEPSI
Acadêmica: Laura Pantoja de Oliveira Carvalho
Banca: Prof. Dr. Adriano Oliveira Machado (orientador), Prof. Dra. Irenides Teixeira e Prof. Me. Nara Wanda Zamora Hernandez
TCC: A Anorexia Nervosa a partir de um Blog - uma Leitura Psicanalítica
Resumo: O presente trabalho versa sobre a temática da anorexia nervosa e suas relações com a contemporaneidade. Em particular, esta pesquisa objetivou realizar uma investigação qualitativa sobre a anorexia a partir de um blog pessoal de uma jovem anoréxica. Como matriz teórica das discussões efetuadas, destacou-se o pensamento psicanalítico dos seguintes autores: Jurandir Freire-Costa (2004), Philippe Jeammet (2008) e Fuks (2010). Para tanto, o estudo em pauta buscou analisar, no plano teórico, o corpo adolescente, os lutos encontrados nesta fase, as falhas narcísicas trazidas da tenra infância e, em destaque, a teorização psicanalítica da etiologia da anorexia. Como método de pesquisa, utilizou-se o estudo de caso, tendo-se como procedimento de análise dos dados a análise de conteúdo. Assim, após extensiva revisão do material coletado no blog, o presente trabalho chegou a 7 categorias de análise, a saber: auto-punição/depreciação; o corpo como lugar de conflito; a fuga do alimento; disciplina/autocontrole; experiência subjetiva de ser anoréxica; compulsão alimentar/bulimia; depreciação do outro. A análise qualitativa das categorias que emergiram do material coletado, desse modo, sinalizou para uma adolescente anoréxica a confirmar os postulados freudianos que afirmam uma relação simbólica entre o alimento, ao mesmo tempo temido e desejado, e as figuras objetais internalizadas durante a infância. A discussão dos resultados elucidou, dentre outras questões, que as atitudes e reações da jovem anoréxica perante o transtorno eram, segundo a psicanálise, a reencenação dos dramas vividos na tenra infância, quando suas experiências relacionais foram falhas e geradoras de conflito – notadamente com a mãe. Como conclusão, a pesquisa aponta que o blog foi utilizado pela adolescente investigada como ferramenta de elaboração dos seus conflitos internos. Além disso, evidenciou-se que a presença da cultura somática parece, a partir das análises, não ter possuído uma influência contundente na etiologia da anorexia do caso pesquisado. Por fim, a pesquisa ponderou para a relevância de investigações qualitativas na modalidade estudo de caso, sobre anorexia nervosa, ao passo que esses estudos acabam por evidenciar aspectos importantes da construção do sofrimento subjetivo na adolescência.
A atividade é gratuita e vale 1h de atividade complementar.