Acadêmicos do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA, integrantes do (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento, professores e colaboradores do projeto já estão no Rio de Janeiro para participarem do III Fórum Internacional em Saúde Mental.
O objetivo do Fórum é explorar novas abordagens em saúde mental pelo compartilhar de experiências em desenvolvimento e implementação de novas abordagens terapêuticas, novas ideias e avanços na saúde mental. Aideia do Fórum surgiu das ligações entre profissionais da saúde, professores, usuários dos serviços e seus familiares no Brasil, a IMHCN (Rede Internacional de Colaboração em Saúde Mental), que promove as parcerias internacionais, CENAT e o IPUB/UFRJ (Instituto de Psiquiatria ligado a UFRJ)
O evento ocorre no Rio de Janeiro de 1º a 3 de junho de 2017 e tem a representatividade do curso de Psicologia com a apresentação dos trabalhos:
1. PORTAL (EN)CENA COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE NA CULTURA TRANSGERACIONAL
Autores: Sara Gonçalves, Jéssica Cavalcante e Hudson Eygo
2. PORTAL (EN)CENA: PALCO QUE FOMENTA O DIÁLOGO E REFLEXÃO DOS SEUS INTERATORES
Autores: Ismarina Fernandes, Hudson Eygo e Irenides Teixeira
3. PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL ONLINE – EXPERIÊNCIAS DO PORTAL (EN)CENA
Autoras: Risia Lima, Laryssa Nogueira dos Anjos Araújo e Irenides Teixeira
4. IMPACTO DA PÓS-MODERNIDADE NA SAÚDE MENTAL DOS JOVENS
Autores: Isaura de Bortoli Rossatto, Joice Reitz e Sonielson Luciano de Sousa

Sobre o (En)Cena
O “(En)Cena: a saúde mental em movimento”, idealizado pelos cursos de Comunicação Social, Psicologia, Sistemas de Informação do CEULP/ULBRA, é um portal para o qual convergem produções textuais, imagéticas referentes ao tema da loucura. Contudo, além de ser um banco dessas produções visa também estimulá-las, em especial nos serviços de saúde, pois a proposta partiu do pressuposto que há muitas experiências vividas em serviços de saúde que condizem com a proposta da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, mas que não são publicizadas. Dizendo de maneira mais direta, as experiências gestadas em serviços na rede de atendimento em saúde compõem um instrumento necessário para a mudança do modelo de atenção à saúde e, se não se transformam em memórias, em história, perdem parte do potencial que possuem em produzir novas práticas.
A principal problemática pela qual se orienta o (En)Cena é resumida pela seguinte questão: como vivenciar, em nível comunitário, a arte e a desinstitucionalização do sofrimento mental? O estímulo à vivência da arte tem sido o método inicial e principal do (En)Cena. É possível visualizar essa característica pela linguagem usada em nosso layout que, por sua vez, possui qualidade visual e comunicacional elaborada em meio à interdisciplinar relação entre a Psicologia, a Comunicação Social, os estudos acerca dos Sistemas de Informações, a Psiquiatria, o estudo da Fotografia e a prática do desenho como representante transversal da arte plástica em nossa composição da arte plástica em nossa composição.
No sentido de debater e praticar a desinstitucionalização, desde o 18 de maio de 2011, data de seu lançamento, o (En)Cena articulou parcerias importantes com a rede de serviços de saúde mental.
Fique por dentro das novidades do portal (En)Cena, curtindo a sua FanPage no Facebook.