O curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, por meio do projeto "Psicologia em Debate", participa da Semana de Diversidade e Gênero do Tocantins, evento que conta com o apoio da Superintendência de Direitos Humanos de Palmas e que, este ano, também terá ações no IFTO – Instituto Federal de Educação do Tocantins, e na UFT – Universidade Federal do Tocantins.
A Semana de Diversidade e Gênero é um esforço de várias instituições e associações locais para tentar dar visibilidade às causas do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais), público que historicamente é alvo de ações preconceituosas, homofóbicas e transfóbicas.
Na Ulbra, o curso de Psicologia promove o 1º Psicologia em Debate do semestre que será apresentado por acadêmicos de Psicologia que já estão inseridos em pesquisas sobre o tema. O evento ocorre nesta sexta, dia 4/08, às 17h, no miniauditório 543, sob o tema “LGBTTQ* – sexo, identidade de gênero, orientação sexual e transexualidade”. A professora Me. Lauriane Santos, da disciplina de Psicologia Comunitária, irá abrir a apresentação contextualizando o tema com as prerrogativas políticas e sociais do profissional de Psicologia.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Dra. Irenides Teixeira, o evento traz a oportunidade para que os acadêmicos se debrucem num dos temas mais atuais no universo de atuação do Psicólogo. “Levantar esta discussão a partir dos próprios acadêmicos, que se municiarão de temas diretamente ligados à sexualidade, direitos humanos, atuação do profissional de Psicologia e Ética é algo enriquecedor para a formação, e certamente fará uma diferença substancial na maneira como os acadêmicos lidarão com o tema”, destacou.
Para um dos ministrantes do seminário, o acadêmico e militante LGBT Matheus Castro, o evento demonstra o esforço do curso e da instituição em trazer para o cotidiano da vida acadêmica a discussão sobre sexualidade e gênero, um dos temas mais emergentes e que merecem especial atenção do futuro profissional de Psicologia.
O "Psicologia em Debate" é um espaço permanente para apresentação de trabalho de pesquisa e extensão, TCC, entre outros, dos estudantes de Psicologia do Ceulp/Ulbra, dando oportunidade de divulgação das atividades desenvolvidas no curso. Entre os objetivos do projeto está a instrumentalização dos alunos e o estímulo para que mais acadêmicos se envolvam em atividades científicas.
O evento é aberto ao público e o Ceulp/Ulbra irá certificar a participação do público inscrito. Para obter mais informações, ligar no telefone 3219.8068 (Coordenação do Curso de Psicologia do Ceulp).