A disciplina de Tópicos Especiais em Psicologia, que neste semestre está sendo conduzida pelo prof. esp. Sonielson Luciano de Sousa aborda as interfaces da Psicologia com a Espiritualidade, a partir do viés filosófico e sociológico.
No primeiro bimestre os acadêmicos estão entrando em contato com as principais bases teóricas que sustentam a interdisciplinaridade entre Psicologia, Religião e Espiritualidade. Temas como “Experiência religiosa e consciência mística: James e Carl Jung como fontes de pesquisa”, “Espiritualidade e Pós-Modernidade: os efeitos da aceleração das atividades sobre a dimensão psicológica do sujeito”, “Terapias Transpessoais e o conceito de autorrealização”, “Intervenção prática com os conceitos de Mindfulness”, “Experiência e limites entre o numinoso e o psicológico”, “O eu moderno e a negação da espiritualidade”, “A ampliação da consciência a partir de técnicas oriundas de expressões religiosas”, “Registros intelectuais: do transcendente ao autotranscendente”, “Conceito de Homo Deus, em Harari”, “O diálogo entre ciência e religião na contemporaneidade” e “O registro social: pertença, identidade, reconhecimento” compõem a base teórica.
Para o segundo bimestre os acadêmicos irão se debruçar e, depois, aplicar as técnicas oriundas das terapias integrais de Ken Wilber, do Mindfulness, Automassagem, Musicoterapia, dentre outras intervenções. Todas estão intervenções terapêuticas são praticadas por profissionais de toda ordem e, já há algum tempo, vem sendo estimuladas pelo Ministério da Saúde como práticas complementares aos tratamentos de saúde e promoção de bem-estar e saúde mental. O objetivo é - passada a apreensão teórica e conhecidas as técnicas - que os acadêmicos possam aplicar o aprendizado de modo prático, em eventos que serão realizados no Ceulp.
Por fim, para concluir a disciplina, os acadêmicos irão organizar dois seminários abertos com psicólogas e psicólogos egressos do Ceulp/Ulbra que se utilizam de intervenções interdisciplinares e holísticas em suas práticas cotidianas.