Psicologia tem pós-graduação com ênfase em Atendimento Sistêmico
A especialização tem como base uma metodologia desenvolvida pela EquipSIS – Equipe Sistêmica, em Belo Horizonte
Aproximadamente 25 alunos de diferentes formações acadêmicas estão cursando a pós-graduação em Psicologia com foco no atendimento sistêmico “Fundamentos e práticas com as famílias e redes sociais”. A pós é coordenada pela professora Maria José Esteves de Vasconcellos, uma das maiores autoridades brasileiras na metodologia de atendimento sistêmico.
A especialização tem como base uma metodologia desenvolvida pela EquipSIS – Equipe Sistêmica, em Belo Horizonte – cujo enfoque é trabalhar com a rede – as famílias e as redes social e institucional – constituída em torno de uma situação-problema, em contexto colaborativo. Essa Metodologia viabiliza o desenvolvimento da autonomia e da cidadania das famílias, respondendo plenamente aos objetivos, princípios e diretrizes da legislação que compõem as Políticas Sociais Brasileiras.
De acordo com o projeto pedagógico da pós, “profissionais atuando nas Políticas Sociais com famílias e rede sociais, em instituições governamentais ou não governamentais, vêm sentindo a necessidade de responder à crescente demanda por um trabalho sistêmico que viabilize não só a solução de situações-problema vivenciadas pelas famílias em situação de risco social de nossa sociedade, como também a sua promoção social e o pleno desenvolvimento de sua cidadania. Entretanto, esses profissionais não se sentem preparados para corresponder a essa demanda, perguntando frequentemente como atuar, como encontrar referenciais teóricos e metodológicos adequados ao desenvolvimento de sua prática. Em diversas oportunidades, gestores e trabalhadores atuando em equipamentos das Políticas Sociais de municípios brasileiros, têm nos manifestado seu interesse em conhecer a Metodologia de Atendimento Sistêmico e sua aplicabilidade nos contextos em que atuam”.
Dentre os temas abordados na pós-graduação estão Introdução ao estudo da Metodologia de Atendimento Sistêmico – MAS, Políticas Sociais para as Famílias na Perspectiva Sistêmica Novo-Paradigmática, Recursos Instrumentais para a Prática de Atendimento Sistêmico e Atendimento Sistêmico a famílias em situação de risco social, dentre outros.
Por fim, a pós-graduação em Atendimento Sistêmico tem por objetivo oferecer a profissionais com graduações diversificadas, uma oportunidade de refletirem sobre suas práticas tradicionais e sobre possíveis mudanças nessas práticas a partir de uma visão sistêmica novo-paradigmática. Além disso, pretende oferecer oportunidade de conhecerem a Metodologia de Atendimento Sistêmico, como uma prática consistente com o pensamento sistêmico novo-paradigmático e de refletirem sobre a necessidade de se instrumentalizarem para uma atuação sistêmica novo-paradigmática, em seus diversos contextos de prática. Deste modo, a pó pretende preparar esses profissionais para se engajarem em práticas profissionais que desencadeiem transformação social, no contexto das Políticas Sociais ou em outros contextos de atividade, utilizando-se da Metodologia de Atendimento Sistêmico. (Com informações do projeto pedagógico da pós)