A acadêmica do 5° período, do curso de psicologia, Isaura Rossatto, apresentou nessa noite de terça-feira, 22 de Maio de 2018, o Psicologia em Debate “Angústias contemporâneas em Black Mirror”, com o tema “San Junipero: a vontade de infinitude”. O intuito da estudante foi causar reflexões sobre a finitude.
O capitulo conta a estória de Yorkie e Kelly. A acadêmica relatou que no inicio teve um certo tipo de estranheza, já que o cenário era dos anos 80. Mas ao continuar assistindo entendeu que as duas participavam de um experienciação no plano virtual. Ao final do capitulo, Isaura relata que as duas se encontraram pessoalmente. As duas apresentavam uma idade já avançada, bem diferente da virtual, em que ainda se encontram jovens.

Em seguida, a mediadora relata que Yorkie e Kelly tinham a escolha de viver para sempre na realidade virtual. As duas, que se encontravam apaixonadas, resolveram escolher o então ´´viver felizes para sempre``. No entanto Rossatto, questiona: O problema da existência humana é realmente a finitude? Este realmente foi um final feliz?
A apresentação foi baseada no texto que a acadêmica escreveu para o portal (En)cena, partindo da proposta de relacionar os desafios tecnológicos que a série trás com os mais variados assuntos dentro do campo psicológico e social. O texto pode ser lido na integra no EnCena, link http://encenasaudemental.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/