#CAOS2018: Cibercultura e a teoria do apego é tema do Psicologia em Debate

O Psicologia em Debate Especial é parte da programação do CAOS

Por Alessandra Soares Araújo - Acadêmica de Psicologia do Ceulp e Estagiária do Portal (En)Cena – Palmas-TO
22/05/2018 • Atualizado em 24/05/2018 12:42

A acadêmica do 9° período, do curso de psicologia, Evelly Silva, apresentou nessa noite de terça-feira, 22 de Maio de 2018, o Psicologia em Debate “Angústias contemporâneas em Black Mirror”, com o tema “Volto já: cibercultura e a teoria do apego”. O intuito da estudante foi relacionar a série, em especial, 1° episódio da segunda temporada, com conteúdo ligados a psicologia.

 

 

No primeiro momento, a estudante introduz a temática do episódio, que basicamente, envolve um casal de namorados que decidem se mudar para o interior, mas, um dia após a mudança, Ash se envolve em um acidente que acaba sendo fatal. Logo, Martha se ver frente a um processo de luto e acaba entrando em um serviço que ajuda pessoas a passar por esse processo de luto, desta maneira um “Ash” virtual é criado. A ligação que a acadêmica faz com a psicologia envolve a teoria do desenvolvimento infantil e as influencias desse processo em possíveis comportamentos, criada por John Bowlby e Mary Ainsworth.

 

A segunda perspectiva está relacionada com a cibercultura, basicamente, os relacionamentos estão voltados para a interação virtual, inclinados para o âmbito dos meios de comunicação. Cintando alguns comportamentos que Ash tinha antes de morrer, a acadêmica explicitou o quanto isso se torna algo recorrente na vida dele. O sentimento exposto de maneira perfeita, compartilhando somente aspectos positivos, fez com que ele não tivesse contato com o verdadeiro conteúdo do momento.

 

A apresentação foi baseada no texto que a acadêmica escreveu para o portal (En)cena, partindo da proposta de relacionar os desafios tecnológicos que a série trás com os mais variados assuntos dentro do campo psicológico e social. O texto pode ser lido na integra no EnCena, link http://encenasaudemental.net/post-destaque/volto-ja-cibercultura-e-a-teoria-do-apego/

 

 

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento